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INTERVENÇÃO NO CENTRO HISTÓRICO: ENTRE PALAVRAS E DESENHOS
Última alteração: 2020-08-15
Resumo
O objetivo desse artigo é analisar o discurso, as ideias projetuais desenhadas e a intervenção concretizada para a Ladeira da Misericórdia em Salvador, pela arquiteta Lina Bo Bardi e colaboradores. Trata-se de uma tentativa de interligar os escritos da arquiteta com seus desenhos arquitetônicos, realizados para uma intervenção no Centro Histórico da primeira capital brasileira, entre os anos de 1987 e 1991. Ao analisar o caso da Ladeira da Misericórdia se revelam abordagens sobre contrapontos e inovações que essa intervenção estabeleceu para a salvaguarda do patrimônio cultural. A arquiteta descreve e justifica suas ações e intenções projetuais referente a Ladeira da Misericórdia em duas obras escritas e em seus desenhos disponibilizados pelo Instituto Bardi. Assim, este estudo, permite a construção de um panorama no qual a teoria, o processo criativo e o projeto interventivo compõem uma intricada rede atrelados à questão patrimonial.
Palavras-chave
Ladeira da Misericórdia de Salvador; Patrimônio; Lina Bo Bardi; Centro Histórico; Processo criativo;
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