Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

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A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO INSTRUMENTO DE CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO URBANO E DA PAISAGEM CULTURAL: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO - UFRN
Glauce Lilian Alves de Albuquerque, José Clewton do Nascimento, Emanuel Ramos Cavalcanti

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


O artigo apresenta uma experiência didático-pedagógica relacionada à leitura e à análise do patrimônio urbano e da paisagem cultural, aplicadas junto aos alunos do 3º período, semestre 2019.2, do Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A experiência didático-pedagógica se deu através da integração entre os componentes curriculares, História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo 01, Planejamento e Projeto Urbano e Regional 01 e Comunicação Visual, e teve por temática a cidade colonial, em especial a cidade barroca brasileira, pautada em uma viagem de estudos realizada na cidade de Olinda, Pernambuco. Os discentes deveriam confecção de material didático destinado aos jovens entre 13 e 18 anos, abrangendo o tema da educação patrimonial, visando ensinar, de forma lúdica, a relevância desses conjuntos urbanos e destacar suas características, relacionando-as com o período em que foram implantados, bem como atentar para a necessidade da preservação do patrimônio cultural das cidades. A atividade in loco objetivou construir quadros de memória durante a estadia em Olinda com a utilização de um diário de viagem com todas as informações apreendidas durante o "estar no lugar", para posterior produção de material didático a ser usado em educação patrimonial. Neste sentido, esse artigo se baseia no conceito de lugar e memória, fundamentais para uma maior aproximação com o universo de estudo e da educação patrimonial. Ao final, os discentes desenvolvem os produtos a partir do que registraram, servindo então, os cadernos como memórias coletivas da visita. Para o desenvolvimento dos produtos, além da visita, dos registros feitos nos cadernos, do levantamento de dados sobre a cidade, os discentes participaram de mesa redonda sobre Educação Patrimonial com uma pedagoga especialista em atividades com adolescentes, e se apropriaram dos conteúdos apresentados e discutidos anteriormente nas disciplinas envolvidas na atividade integrada. A turma apresentou um número total de cinco propostas, com produtos diversificados, que contemplaram adequadamente o que foi solicitado.


Palavras-chave


Patrimônio Urbano; Ensino; Cidade Colonial Brasileira; Educação Patrimonial; Paisagem Cultural;

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