Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

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TECNOLOGIA SOCIAL E INOVAÇÃO DO GRUPO PERIFÉRICO: FERRAMENTAS DIGITAIS DE POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Karen Brenda Mendes da Silva, Liza Maria Souza Andrade, Juliette Anna Fanny Lenoir

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


Esta pesquisa é resultado da pesquisa de PIBIT que analisou o cenário dos meios de divulgação dos trabalhos exercidos pelo Grupo de Pesquisa e Extensão “Periférico, trabalhos emergentes”, considerados como trabalho de Inovação na UnB, e em contraponto gerou possíveis soluções para ampliar a democratização e popularização do conhecimento científico por meio da divulgação da produção, utilizando de recursos, técnicas, processos e produtos (veículos ou canais) para a veiculação de informações científicas, tecnológicas ou associadas a inovações ao público leigo. A inovação tecnológica, entendida aqui como inovação social com novas práticas, abordagens ou intervenções a fim de possibilitar uma transformação de uma situação social de risco e exclusão ou para gerar novas relações entre o social e econômico. Dessa forma é importante encorajar por meio da tecnologia e da inovação que esses trabalhos acadêmicos saiam da universidade e de fato tenha um papel social e relevante na vida das pessoas, de maneira que tenha uma linguagem simples, considerando que também existem sujeitos sociotécnicos nas comunidades envolvidas detentores de saberes populares. O Grupo de Pesquisa e Extensão “Periférico, trabalhos emergentes” da FAU/UnB desenvolve pesquisas sobre temas periféricos e marginalizados ao sistema acadêmico relacionados ao território e à produção do espaço (Reforma Urbana e a Reforma Agrária), integrados no formato de “pesquisa-ação” por meio de metodologias ativas e mobilização social com uma visão “transdisciplinar” e “transescalar”, Portanto, é necessário tornar público a linguagem e a metodologia utilizadas, com efeitos potencializadores na sociedade por meio do auxílio das mídias sociais. O objetivo deste artigo é demonstrar como se deu a construção do site e design, a metodologia utilizada para promover gatilhos mentais nos receptores, os gatilhos são de autoridade, reciprocidade, prova social, história e simplicidade, além de estratégias de comunicação, publicidade online e off-line para garantir melhor abrangência da disseminação dos resultados das pesquisas.

Palavras-chave


Periférico. trabalhos emergentes. urbanismo participativo. padrões espaciais. tecnologia social. redes sociais. sites responsivos. marketing inbound.

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