Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
A "boa-vida" do modernismo na arquitetura brasileira (1940-1960)
Francisco Sales Trajano Filho

Última alteração: 2020-08-18

Resumo


Nos trabalhos que compõem esta sessão investigam-se novas perspectivas de entendimento do “sucesso” do moderno no caso brasileiro por um caminho que supõe transpor as fronteiras do campo profissional e disciplinar e seus canais de publicização usuais, com atenção amiúde restrita a especialistas e iniciados em matéria de arquitetura, para reconhecer o funcionamento de estratégias de consumo e formação de gosto dirigidas ao público em geral, e seus efeitos, na incipiente sociedade de consumo que se configura com mais clareza no país a partir dos anos 1950. O que se explora é a conversão do moderno em valor simbólico e cultural, e sua captura em práticas voltadas à persuasão das camadas médias, especialmente, no interior de uma realidade de expansão da sociedade de consumo, ciosas em participar e compartilhar dos valores e imagens associados à ideia de modernidade, na aquisição de bens materiais e na forma de viver e morar no qual a arquitetura moderna brasileira, massivamente divulgada e celebrada, dentro e fora do país[1], tornara-se uma referência fundamental.

[1] MELLO, João Manuel Cardoso de, e NOVAIS, Fernando A. “Capitalismo tardio e sociabilidade moderna” in SCHWARCZ, Lilia Moritz (org.). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 559-659.


Palavras-chave


Arquitetura moderna; consumo; mídia; domesticidade

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.