Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

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BRASÍLIA COMO CURRÍCULO: A CIDADE COMO FORMAÇÃO DO ARQUITETO DA FAU-UNB (1962-1966)
Amanda Casé Monteiro

Última alteração: 2020-08-28

Resumo


O professor e pesquisador espanhol Jaume Martinez (2013) propõe em seu estudo que a cidade é currículo, ela seria a materialização da cultura de um povo que irradia mensagens, lugar de experiências onde se cria narrativas que formam e transformam biografias. A partir dessa premissa, o artigo buscou entender como a cidade de Brasília educou os primeiros estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB). O currículo da cidade de Brasília na década de 1960 foi apresentado por meio de imagens dos acervos do Arquivo Público do Distrito Federal e do da UnB no recorte temporal da primeira turma (1962-1966). O artigo organiza-se em três partes: “Brasília como currículo” apresenta o desenvolvimento espacial da cidade na primeira década, analisando as mensagens e leituras transmitidas pelo espaço urbano. Na segunda parte, intitulada “Brasília e UnB: genealogia”, explora-se o desenvolvimento da UnB e da FAU relacionando-os com a cidade, por fim “Brasília: um conhecimento valioso para arquitetos”, onde se conclui como a cidade educou os arquitetos da escola.

Palavras-chave


Currículo; Brasília; Universidade de Brasília; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

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