Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
PERFIL SOCIOAMBIENTAL NO PARCELAMENTO JARDIM SAYONARA, EM CAMPO GRANDE/MS, PARA ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL - ATHIS.
Mateus Ramilo, Cynthia Santos, Regina Silva

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


Este artigo é resultado da pesquisa e extensão da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS que tinha como objetivo a construção de um projeto que oferecesse suporte técnico e metodológico ao Programa de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social - ATHIS. O processo de produção teve respaldo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul – CAU/MS e da Agência Municipal de Habitação – EMHA, atual Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários - AMHASF. Com foco nas questões urbanas e, principalmente, habitacionais sociais, selecionamos um caso real para investigação. Assim, foram analisadas as condições de habitabilidade da população do Parcelamento Jardim Sayonara, no Bairro Popular, na Região Urbana do Imbirussu, em Campo Grande, MS. Através de um levantamento multidisciplinar e da pesquisa qualitativa, caracterizamos e qualificamos o habitat dessa comunidade. Sua população, reconhecidamente, vive em condições de vulnerabilidade socioambiental e os problemas das moradias foram classificados quanto à infraestrutura urbana básica, aos aspectos construtivos e às condições sociais e ambientais. A pesquisa ressaltou a importância da atuação dos profissionais da construção civil em projetos sociais, bem como a interdisciplinaridade das áreas de conhecimento voltadas para uma aplicação prática. Dessa forma, esse trabalho, gera embasamento teórico e metodológico para discussões da temática habitacional, contribui para a aplicação de ATHIS e possibilita o desenvolvimento de projetos em Laboratórios Experimentais dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, alinhando a teoria à prática.


Palavras-chave


Política Habitacional; Habitação de Interesse Social; Assistência Técnica

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.