Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA, SOCIAL E POLÍTICA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA
Flávia Tadim Massimetti, Ana Maria de Carvalho Nunes Ferreira Haddad, Bárbara Caetano Damasceno

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


A extensão universitária tem forte potencial de transformação social, sendo ainda um espaço para a aprendizagem reflexiva, crítica e dialógica. Embora no Brasil as universidades sejam estruturadas pelo tripé ensino-pesquisa-extensão, as duas primeiras apresentam uma definição objetiva, enquanto a extensão segue sem contornos definidos. Recentemente, seu papel na formação acadêmica foi reafirmado pela aprovação da Resolução n. 7/2018. Contudo, é preciso discutir os limites e potencialidades de tal regulação, visto que a extensão ainda ocupa um lugar institucionalmente periférico na estrutura curricular no ensino superior. Ao mesmo tempo, as práticas extensionistas podem assumir uma dimensão social, política e pedagógica, construindo o diálogo entre universidade e sociedade. Nestes termos, objetiva-se discutir como a extensão universitária se desenvolve nos cursos de arquitetura e urbanismo, questionando qual seu papel pedagógico na formação deste profissional.


Palavras-chave


Extensão Universitária; Educação; Formação Profissional; Arquitetura e Urbanismo

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.