Última alteração: 2020-08-15
Resumo
A experiência contemporânea parece ser cada vez mais rara nos atribulados contextos urbanos. Postar no meio online sobre o que (nos) acontece tornou-se, no entanto, ato cotidiano. Feeds de informação cada vez mais volumosos são atravessados por grandes forças de subjetivação: a cidade que se constitui nas frestas das postagens revela as lógicas do marketing neoliberal. Há abertura para a experiência urbana no ciberespaço? Se com a crise da experiência, incluindo a urbana, segue-se um enfraquecimento das possibilidades de sua transmissão, discutimos aqui, também, uma crise moderna da capacidade de narrar a experiência humana que se dá no — e configura o — mundo. Por um lado, a ascensão do meio virtual é tratada como fenômeno altamente relacionado ao declínio da dimensão configuradora da narratividade. Por outro, nunca a transmissão do conhecimento pareceu tão descomplicada. Discutimos, no presente trabalho, as possibilidades da narratividade nas mídias sociais online do século XXI e suas relações com a configuração discursiva das cidades contemporâneas.