Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

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A ANÁLISE DO DISCURSO DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO: CONVERGÊNCIAS METODOLÓGICAS
HELENA DUARTE DA SILVA GUERRA, André de Oliveira Torres Carrasco

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


Este artigo apresenta a utilização da Análise de Discurso como método para examinar os projetos de dois empreendimentos imobiliários licenciados pela Prefeitura Municipal de Pelotas-RS,  os loteamentos Quartier e Parque Una. Esse método explora a relação entre determinados aspectos da produção recente do espaço urbano da cidade e o discurso utilizado para a comercialização de seus produtos. A apropriação de uma disciplina da área do conhecimento da linguística para aplicação à um estudo inserido na área da Arquitetura e Urbanismo, especificamente para a análise de parte da produção do espaço urbano de Pelotas, se dá na busca da forma com que o mercado imobiliário legitima esses produtos, descobrindo seu(s) sujeito(s) discursivo(s), as condições de produção desses discursos e o objetivo por trás da linguagem utilizada, das imagens publicitárias e formato de parcelamento do solo escolhido pelo mercado. Assim, torna-se possível o destaque das principais contradições entre projeto licenciado, produtos ofertados e discurso utilizado para sua legitimação, além dos efeitos provocados pelos seus sentidos no público-alvo.


Palavras-chave


urbanismo contemporâneo, análise de discurso, promotores imobiliários, mercado imobiliário, capitalismo

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