Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
Usuário Inteligente
Esp. Marchesi Senna, Doutor Martino

Última alteração: 2020-08-15

Resumo


Há um movimento da sociedade na procura de inovações tecnológicas para acompanhar as modificações sociais/ urbanas e amenizar a forma como o ser humano utiliza os recursos naturais, com o intuito de proporcionar um ambiente mais sustentável para as próximas gerações.

Assim, este artigo apresenta uma estratégia para aproximar a tecnologia da domótica de uma maneira mais democrática para a população como um todo, com ênfase para a eficiência.

A estratégia é composta por três etapas: o incentivo na produção de energia limpa, a partir de placas fotovoltaicas; implantação de domótica na residência dos consumidores a partir do fornecimento de plug-ins; Criação de um aplicativo didático, que por meio da gamificação para orientar o consumidor a respeito do seu consumo energético e incentivar a economia a partir de uma interface lúdica e interativa.

O objetivo da estratégia apresentada tem como foco educar a população para questões de consumo energético e contribuir com a descarbonização do sistema de energia no Brasil.


Palavras-chave


domótica. eficiência energética. automação residencial. aplicativo.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.