Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
Duas exposições emblemáticas
Silvia Amaral Palazzi Zakia, Silvia Amaral Palazzi Zakia

Última alteração: 2020-08-28

Resumo


O artigo aborda a correlação entre duas exposições paradigmáticas para ensino da arquitetura moderna nos anos 1920-30, que ocorreram em Paris e no Rio de Janeiro. A primeira intitulada L’architecture et les arts qui s’y rattachent promovida pelo arquiteto Robert Mallet-Stevens, em 1924, em Paris e, a segunda, organizada por Lucio Costa, denominada Salão Revolucionário de 1931. Ambas foram organizadas pelos diretores de instituições acadêmicas de arquitetura, respectivamente, Lucio Costa na direção da Escola Nacional de Belas Artes e Robert Mallet-Stevens, na École Spéciale d’Architecture. O artigo pretende demonstrar as similaridades que as duas experiências expositivas guardam entre si. O cotejamento dos resultados dessas duas experiências expositivas merece análise mais aprofundada. Ambas foram fruto de rápidas incursões dos arquitetos - Mallet-Stevens, em Paris, e Costa, no Rio de Janeiro, - na docência e na direção de instituições conservadoras de ensino. As tentativas, em ambos os casos, de renovar o debate artístico, culminaram com as destituições de Mallet-Stevens e Costa dos respectivos cargos, de docente e de diretor. No entanto, a repercussão das duas mostras nos meios culturais e artísticos locais foi significativa, contribuindo para difusão do moderno.


Palavras-chave


Mallet-Stevens; Lucio Costa; Salão Revolucionário

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.