Portal de Conferências da UnB, VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo

Tamanho da fonte: 
O PALÁCIO DO EXÉRCITO: PROJETO E EXPERIÊNCIA DE OSCAR NIEMEYER PARA O QUARTEL GENERAL DO EXÉRCITO EM BRASÍLIA - 1968-73.
Bruno Pedro Alves Campos

Última alteração: 2020-08-27

Resumo


A historiografia da arquitetura moderna brasileira vem sendo destacada como tema de amplo interesse e mantém a expansão seus domínios, mediante as pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas. Neste contexto o interesse pela trajetória, pela produção e pela complexidade da obra de Oscar Niemeyer também é uma constante nas pesquisas e nos seminários da área. Ao mesmo tempo em que as novas pesquisas e o uso intenso de tecnologias e bases documentais digitais pode proporcionar tal expansão nas pesquisas —especialmente vinculadas aos Projetos de Pesquisa dos Programas de Pós-Graduação— certas lacunas podem ser detectadas e abrir um campo para especulações sobre Niemeyer. Nesta perspectiva de pesquisas em potencial se situa o projeto e a obra de Oscar Niemeyer para a sede do Quartel General do Exército – QGEx em Brasília, desenvolvido entre 1968-73. Trata-se de um conjunto arquitetônico destacado num setor urbano autônomo, o Setor Militar Urbano – SMU, que é parte integrante dos espaços representativos da capital. A presença de setores militares no Plano Piloto de Brasília é algo constante me diversos projetos apresentados no concurso, inclusive no Plano de Lucio Costa.


Palavras-chave


palácio do exército. niemeyer. quartel general do exército. pré-fabricação. brasília

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.