Diretrizes para Autores
FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO
Os textos devem ser digitados usando-se:
- Formato Microsoft Word;
- Papel tamanho A4;
- Espaçamento 1,5 entre linhas em todo o texto;
- Fonte Times New Roman, tamanho 12;
- Margens inferior e laterais de 2cm e superior de 3cm.
ATENÇÃO!
1. Os resumos e os artigos deverão ser enviados pelo site do evento.
2. A organização do 1º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA E SAÚDE confirmará o recebimento dos resumos e artigos por email dirigido ao(s) autor(es).
3. Os resumos e artigos enviados devem se vincular a uma das cinco áreas temáticas do evento.
4. Serão aceitos resumos e artigos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês
5. O artigo deve conter 10 (dez) páginas
6. PERMITIDO APENAS 1 AUTOR E 3 COAUTORES.
5. A submissão dos artigos para o congresso deverá ser feita em dois arquivos utilizando o Template 1 e Template 2 em formato “PDF”, conforme informações a seguir:
ITENS OBRIGATÓRIOS NO CORPO DO ARTIGO:
(Atenção aos tópicos. Os artigos devem apresentar TODOS os itens na estrutura).
Página de identificação:
Deve conter o título do artigo (máximo de 16 palavras) em português, inglês e espanhol, sem abreviaturas e siglas. A sequencia de apresentação do mesmo deve ser iniciada pelo idioma em que o artigo estiver escrito. Deve ser apresentado em alinhamento justificado, em negrito, conciso, informativo; nome(s) completo do(s) autor(es), indicando no rodapé da página a formação universitária, titulação, a função que exerce(m), a instituição a qual pertence(m), títulos e formação profissional, endereço para troca de correspondência, incluindo e-mail e telefone para contato. Se for baseado em relatório de pesquisa, tese ou dissertação, monografia de final de curso, indicar o título, ano e instituição onde foi apresentada.
Resumo:
Deve ser apresentado na primeira página do trabalho, com no mínimo 150 e no máximo 200 palavras, nas versões em português, inglês (abstract) e espanhol (resumen), na mesma sequência do título, explicitando o objetivo da pesquisa, metodologia, resultados e contribuições do estudo para o campo.
Descritores:
Ao final de cada resumo devem ser apontados de 3 a 5 descritores, em Português (Descritores), Espanhol (Descriptores), e Inglês (Key words), conforme os “Descritores em Ciências da Saúde” da Biblioteca Virtual em Saúde (http://decs.bvs.br/http://decs.bvs.br/ ), que permitam identificar o assunto do trabalho.
Introdução:
Apresentação e delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.
Objetivos:
Especifica de maneira clara e sucinta a finalidade da pesquisa, com detalhamento dos aspectos que serão ou não abordados. Os objetivos, se pertinentes, podem ser definidos como gerais ou específicos a critério do autor.
Revisão da Literatura:
Levantamento selecionado da literatura sobre o assunto que serviu de base à investigação do trabalho proposto. Proporciona os antecedentes para a compreensão do conhecimento atual sobre um assunto e esclarece a importância do novo estudo. A revisão de literatura deve-se limitar apenas aos trabalhos mais importantes, que tenham relação direta com a pesquisa desenvolvida, priorizando as publicações mais recentes.
Métodos:
Descrição completa dos procedimentos metodológicos que permitam viabilizar o alcance dos objetivos. Devem ser apresentados: dados sobre o local onde foi realizada a pesquisa, população estudada, tipo de amostra, variáveis selecionadas, material, equipamentos, técnicas e métodos adotados para a coleta de dados, incluindo os de natureza estatística.
Resultados:
Devem ser apresentados de forma clara e objetiva, sem interpretações ou comentários pessoais, podendo para maior facilidade de compreensão, estarem acompanhados por gráficos, tabelas, figuras,
fotografias, etc.
Discussão:
Deve restringir-se aos dados obtidos e aos resultados alcançados, enfatizando os novos e importantes aspectos observados e discutindo as concordâncias e divergências com outras pesquisas já publicadas.
Conclusão:
Corresponde aos objetivos ou hipóteses de maneira lógica, clara e concisa, fundamentada nos resultados e discussão, coerente com o título, proposição e métodos.
Referências:
São limitadas a 18, exceto nos artigos de revisão, numeradas consecutivamente na ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Devem ser normalizadas de acordo com Estilo Vancouver, norma elaborada pelo International Committee of Medical Jounals Editors(http://www.icmje.org ). Devem ser identificadas no texto por números arábicos sobrescritos e entre parênteses, sem espaços da última palavra para o parênteses. Ao fazer a citação sequencial de autores, separe-as por um hífen, devendo ser indicados o primeiro e o último, ex.: (1-4) ; quando intercalados, os números deverão ser separados por vírgula, ex.: (1-2,4). A lista apresentada no final do trabalho deve ser numerada de forma consecutiva e os autores mencionados de acordo com a seqüência em que foram citados no texto, sem necessidade do número entre parênteses.
QUANTIDADE DE AUTORES: 3 AUTORES
QUANTIDADE DE PÁGINAS: 10 PÁGINAS
Admitem-se abordagens interdisciplinares, nas seguintes perspectivas metodológicas:
Analítico/Modelagem – representação de um conceito ou processo por meio de dedução lógica para responder uma questão de pesquisa
Estudo de caso/Campo – pesquisas que adotam os métodos de etnografia, observação, entrevistas etc.
Arquivo/Banco de Dados – pesquisa com dados numéricos submetidos à análise estatística para teste de hipóteses
Experimental/Quase-experimental - situações criadas pelos pesquisadores com o objetivo de investigar se as causas previstas pela teoria para um determinado fenômeno se confirmam
Ensaio Teórico - texto que discorra sobre ideias e pensamentos relacionados a um determinado tema, com desenvolvimento lógico e argumentativo; método de perspectiva e investigação histórica do pensamento e práticas gestão; análises de conteúdo.
Crítico-interdisciplinar – pesquisas com temas que ultrapassem os limites de uma disciplina ocasionando o desenho da interelação de várias disciplinas, baseada na teoria crítica.
Survey- levantamento de dados para fins exploratórios, descritivos ou confirmatórios
Os trabalhos devem ser apresentados em versão definitiva, não sendo aceitas correções posteriores à remessa.
Cada trabalho poderá ter, no máximo, um autor e três coautores, no total de quatro pesquisadores.
Só será permitida a submissão de até três trabalhos, como autor principal ou coautor.
Os resumos e artigos devem ser elaborados no formato abaixo definido (Como submeter artigos)
Os resumos e artigos que não respeitarem as normas de submissão do presente Edital e Anexo serão desconsiderados pelo Comitê Científico.
Uma vez divulgado o resultado dos artigos selecionados, espera-se que pelo menos um dos seus autores/coautores confirme sua inscrição e participação no congresso para apresentar o trabalho. A inscrição deve ser feita por trabalho aprovado, ou seja, caso um único autor submeta três artigos e estes venham a ser aprovados, este autor deverá fazer três inscrições e efetuar os respectivos pagamentos, salvo se um coautor fizer uma nova inscrição e efetuar o respectivo pagamento.
O planejamento das etapas seguintes do evento assume que todos os trabalhos aprovados serão apresentados. Portanto, a Comissão Organizadora do 1º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA E SAÚDE poderá recusar a participação, em até 2 eventos subsequentes, dos autores e coautores de trabalhos aprovados que não confirmarem sua inscrição no congresso.
Eventuais casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do 1º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA E SAÚDE, que também poderá esclarecer eventuais dúvidas dos interessados, podendo ser contatada por meio do endereço eletrônico.
BAIXAR ARQUIVOS ABAIXO:
TEMPLATE 1
TEMPLATE 2
ATENÇÃO PREZADOS AUTORES, O SISTEMA ACEITA APENAS UM ARQUIVO PARA SUBMISSÃO, SOLICITAMOS QUE O TAMPLATE 2 SEJA ANEXADO NA PARTE REFERENTE A DOCUMENTOS SUPLEMENTARES NO FINAL DO PROCESSO.