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RESULTADOS MANUSCRITOS II CIGEPS 2024

 
Encontram-se disponíveis os resultados dos trabalhos II CIGEPS 24.  
Publicado: 2024-03-06 Mais...
 

II CIGEPS 2024 - Submissão de Comunicação Livre - relatos de experiência

 
A partir de 01/02/2024 o II CIGEPS 2024 receberá a submissão de "comunicações livres".  
Publicado: 2024-01-22 Mais...
 

II CIGEPS 2024

 

FAÇA AQUI SUA SUBMISSÃO

 

DEADLINE: 15 de novembro de 2023 a 30 janeiro de 2024.

Submissão de Comunicação Livre - relatos de experiência

A comunicação livre livre trata do "relato de experiência" no campo da saúde da família  e ou/ cuidados primários em saúde.O documento deve ter 03 páginas (A4) com resumo/abstract/resumen ; palavraschave; Relato em Si; Contribuições/Conclusões; Referências Bibliográficas;O texto justificado deverá ser escrito em espaço simples, na fonte times New Roman. Todo o texto deverá ser escrito de acordo com as normas Vancouver (Link : www.normasabnt.org/normas-vancouver/ )
Serão aceitos até 04 autores por relato de experiência

Link do template para Relato de Experiência - AQUI

Faça sua submissão AQUI

 

Template 1 -  II CIGEPS - sem identificação dos autores; .doc ; documento original

Descrição: O artigo (sem a identificação de autoria) deverá ser inserido no template 1. Após ajustes, o template 1 deverá ser o arquivo a ser encaminhado para avaliação como "documento original" e em formado ".doc".

  • Primeira página: Título do trabalho; Resumo; Palavras-chave; ; área temática
  • Segunda página em diante: Corpo do texto, a partir da introdução, até as referências e apêndices/anexos.

Template 2 - II CIGEPS -  com identificação dos autores; .pdf; documento suplementar

Descrição: O artigo (com a identificação de autoria) deverá ser inserido no template 2 . Após ajustes, o  template 2 deverá ser o arquivo a ser encaminhado para avaliação como "documento suplementar não disponível aos avaliadores" e em formado ".pdf".

  • Primeira página: Título do trabalho; Nome dos autores, instituições e e-mails; Resumo; Palavras-chave; método de pesquisa; área de conhecimento da pesquisa.

Segunda página em diante: Corpo do texto, a partir da introdução, até as referências e apêndices/anexos.

 

FORMATAÇÃO DO MANUSCRITO

Os textos devem ser preparados por até 04 autores e devem digitados usando-se:

  • Formato Microsoft Word;
  • Papel tamanho A4;
  • Espaçamento 1,5 entre linhas em todo o texto;
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • Margens inferior e laterais de 2cm e superior de 3cm.
  • O texto deve conter entre 11 a 15 páginas, incluindo as as Referências.

INSTRUÇÕES PARA O PREPARO DOS MANUSCRITOS

O artigo deverá conter no mínimo 11 e no máximo 15 páginas, incluindo título, resumo, conteúdo em si, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas, referências, anexos e apêndices.

Página de identificação: No documento para avaliação deve conter apenas o título do artigo (máximo de 16 palavras) em português, inglês e espanhol, sem abreviaturas e siglas. A sequência de apresentação do mesmo deve ser iniciada pelo idioma em que o artigo estiver escrito. Se for baseado em relatório de pesquisa, tese ou dissertação, monografia de final de curso, indicar o título, ano e instituição onde foi apresentada.

 

Atenção: Deve ser apresentado no documento suplementar, em alinhamento justificado, em negrito, conciso, informativo; nome(s) completo do(s) autor(es), indicando no rodapé da página a formação universitária, titulação, a função que exerce(m), a instituição a qual pertence(m), títulos e formação profissional, endereço para troca de correspondência, incluindo e-mail e telefone para contato. Solicitamos que seja incluído o ORCID de todos os autores ao submeter o artigo no portal da Revista.

Resumo: Deve ser apresentado na primeira página do trabalho, com no mínimo 150 e no máximo 200 palavras, nas versões em português, inglês (abstract) e espanhol (resumen), na mesma sequência do título.

Atenção: Não serão aceitos resumos com títulos destacados como objetivo, método, resultados e conclusão.

Descritores: Ao final de cada resumo devem ser apontados de 3 a 5 descritores, em Português (Descritores), Espanhol (Descriptores), e Inglês (Key words), conforme os “Descritores em Ciências da Saúde” da Biblioteca Virtual em Saúde (http://decs.bvs.br/http://decs.bvs.br/ ), que permitam identificar o assunto do trabalho.

Introdução: Apresentação e delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.  Os objetivos do texto devem especificar de maneira clara e sucinta a finalidade da pesquisa/trabalho, com detalhamento dos aspectos que serão. Os objetivos, se pertinentes, podem ser definidos como gerais ou específicos a critério do autor.

Revisão da Literatura: Levantamento selecionado da literatura sobre o assunto que serviu de base à investigação do trabalho proposto. Proporciona os antecedentes para a compreensão do conhecimento atual sobre um assunto e esclarece a importância do novo estudo. Em algumas áreas, já existe a tendência de limitar a revisão apenas aos trabalhos mais importantes, que tenham relação direta com a pesquisa desenvolvida, priorizando as publicações mais recentes. Quando não houver necessidade de um capítulo para a Revisão da Literatura em função da extensão histórica do assunto, ela poderá ser incluída na Introdução, no caso de ensaio teórico e artigos de revisão.

Métodos: Descrição completa dos procedimentos metodológicos que permitam viabilizar o alcance dos objetivos. Devem ser apresentados: dados sobre o local onde foi realizada a pesquisa, população estudada, tipo de amostra, variáveis selecionadas, material, equipamentos, técnicas e métodos adotados para a coleta de dados, incluindo os de natureza estatística.

Resultados: Devem ser apresentados de forma clara e objetiva, sem interpretações ou comentários pessoais, podendo para maior facilidade de compreensão, estarem acompanhados por gráficos, tabelas, figuras, fotografias, etc.

Discussão: Deve restringir-se aos dados obtidos e aos resultados alcançados, enfatizando os novos e importantes aspectos observados e discutindo as concordâncias e divergências com outras pesquisas já publicadas.

Conclusão: Corresponde aos objetivos ou hipóteses de maneira lógica, clara e concisa, fundamentada nos resultados e discussão, coerente com o título, proposição e métodos.

Citações: Para citações “ipsis literis” de referências deve-se usar aspas na sequência do texto. As citações de falas/depoimentos dos sujeitos da pesquisa deverão ser apresentadas em letra tamanho 12, em estilo itálico e na sequência do texto.

Notas de rodapé: Deverão ser indicados por asterisco, iniciadas a cada página e restritas ao mínimo indispensável.

Tabelas: A elaboração das tabelas deve seguir as "Normas de Apresentação Tabular" estabelecidas pelo Conselho Nacional de Estatística e publicadas pelo IBGE (1993), limitadas ao máximo de cinco. Quando a tabela for extraída de outro trabalho, a fonte original deve ser mencionada logo abaixo da mesma.

Apêndices e anexos: Devem ser evitados, conforme indicação da norma NBR 6022.

Fotos: Serão publicadas exclusivamente em P&B, sem identificação dos sujeitos, a menos que acompanhadas de permissão por escrito de divulgação para fins científicos.

Agradecimentos: Contribuições de pessoas que prestaram colaboração intelectual ao trabalho como assessoria científica, revisão crítica da pesquisa, coleta de dados entre outras, mas que não preencham os requisitos para participar de autoria, devem constar dos "Agradecimentos", no final do trabalho, desde que haja permissão expressa dos nomeados. Também poderão ser mencionadas, as instituições que deram apoio, assistência técnica e outros auxílios.

Errata: Após a publicação do artigo, se os autores identificarem a necessidade de uma errata, deverão enviá-la aos editores da Revista imediatamente e de preferência por e-mail.

Referências: São limitadas a 18, exceto nos artigos do tipo "ensaio teórico", numeradas consecutivamente na ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Devem ser normalizadas de acordo com Estilo Vancouver, norma elaborada pelo International Committee of Medical Jounals Editors (http://www.icmje.org ). Devem ser identificadas no texto por números arábicos sobrescritos e entre parênteses, sem espaços da última palavra para o parênteses. Ao fazer a citação sequencial de autores, separe-as por um hífen, devendo ser indicados o primeiro e o último, ex.: (1-4) ; quando intercalados, os números deverão ser separados por vírgula, ex.: (1-2,4). A lista apresentada no final do trabalho deve ser numerada de forma consecutiva e os autores mencionados de acordo com a seqüência em que foram citados no texto, sem necessidade do número entre parênteses. As URLs para as referências  devem ser informadas quando possível. Ex: 1. Scherer MDA, Pires D, Schwartz Y. Trabalho coletivo: um desafio para a gestão em saúde. Rev. Saúde Pública  [Internet]. 2009  Aug [cited  2020  July  31] ;  43( 4 ): 721-725. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102009000400020&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102009000400020.

Obs.: A veracidade das referências é de responsabilidade dos autores. Referências não contempladas nos exemplos descritos não serão aceitas.


 

Eixos-Temáticos

1. Gestão de unidades familiares

Este eixo temático lança o desafio de pensar, de forma relacional e compreensiva, as políticas de gestão de unidades familiares com a  finalidade de estimular  a discussão  de fenômenos contemporâneos. Para isso, reconhece as questões relacionadas ao  processo de definição do modelo de gestão, sua implementação e monitoramento das ações, destacando o envolvimento de seus diferentes atores no território. Este último entendido aqui como o espaço dinâmico, concreto e abstrato onde ocorrem as trocas materiais e há o exercício da vida.

2. Gestão de cuidados primários em saúde

Este eixo aborda os determinantes da saúde mais vastos e incide sobre os aspectos completos e interrelacionados da saúde física, mental e social e do bem-estar. Procura descrever o conjunto de intervenções prioritárias oferecidas às populações. Espera-se neste eixo identificar: desafios na gestão de cuidados primários; instrumentos de gestão para aprimoramento das práticas de gerenciamento dos serviços em cuidados primários e gerenciamento de recursos materiais e de pessoas nos serviços de cuidados primários.

3. Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Nesta temática, procura-se    refletir sobre o desafio dos gestores públicos para desenvolverem práticas de Qualidade de Vida no Trabalho nos sistemas de saúde, bem como discutir estratégias que contemplem a eficácia, eficiência e efetividade dos trabalhadores que atuam nos sistemas de saúde no setor público e privado. Neste eixo, espera-se aprofundar a discussão sobre a formação de pessoas para a promoção da saúde; relatar experiências de articulação com órgãos educacionais, entidades sindicais, de fiscalização do exercício profissional e os movimentos sociais, tendo em vista a formação, o desenvolvimento profissional e o trabalho no setor Saúde. Importa destacar que trabalhos relativos à coordenação de planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área da saúde sejam os alvos para a promoção da saúde na sociedade.

4.Gestão econômica e financeira na Saúde

Este eixo temático discutirá metodologias e estudos para orientar a aplicação de métodos de avaliação; metodologias para apuração de custos ou para análise de custo-efetividade; avaliação e incorporação de tecnologias de saúde (processos, medicamentos, equipamentos, materiais); avaliação de processos, de políticas, programas e ações de saúde. Além disso, este eixo discutirá no âmbito da administração pública os critérios para alocação de recursos; fontes de financiamento e  necessidades de financiamento.

5. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A GESTÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE

Este eixo objetiva ampliar a discussão do uso das tecnologias aplicadas aos serviços públicos de saúde, bem como novas possibilidades para a execução das atividades de gestão da política de saúde.  Para isso espera-se dos trabalhos, que respondam às seguintes questões: i) quais são as possíveis aplicações da IA na gestão  da saúde? ii) como o uso de IA tem  impactado na qualidade dos serviços de saúde? iii) que questões éticas estão envolvidas no uso de IA na saúde?

 

Os trabalhos devem ser apresentados em versão definitiva, não sendo aceitas correções posteriores à remessa.

Cada trabalho poderá ter, no máximo, um autor e três coautores, no total de quatro pesquisadores.

Só será permitida a submissão de até três trabalhos, como autor principal ou coautor.

Os resumos e artigos devem ser elaborados no formato abaixo definido (Como submeter artigos)

Os resumos e artigos que não respeitarem as normas de submissão do presente Edital e Anexo serão desconsiderados pelo Comitê Científico.

Uma vez divulgado o resultado dos artigos selecionados, espera-se que pelo menos um dos seus autores/coautores confirme sua inscrição e participação no congresso para apresentar o trabalho. A inscrição deve ser feita por trabalho aprovado, ou seja, caso um único autor submeta três artigos e estes venham a ser aprovados, este autor deverá fazer três inscrições e efetuar os respectivos pagamentos, salvo se um coautor fizer uma nova inscrição e efetuar o respectivo pagamento.

 

O planejamento das etapas seguintes do evento assume que todos os trabalhos aprovados serão apresentados. Portanto, a Comissão Organizadora do II CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA E SAÚDE poderá recusar a participação, em até 2 eventos subsequentes, dos autores e coautores de trabalhos aprovados que não confirmarem sua inscrição no congresso.

Eventuais casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do II CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA E SAÚDE, que também poderá esclarecer eventuais dúvidas dos interessados, podendo ser contatada por meio do endereço eletrônico.

 

ATENÇÃO PREZADOS AUTORES, O SISTEMA ACEITA APENAS UM ARQUIVO PARA SUBMISSÃO, SOLICITAMOS QUE O TEMPLATE 2 SEJA ANEXADO NA PARTE REFERENTE A DOCUMENTOS SUPLEMENTARES NO FINAL DO PROCESSO.

 
Publicado: 2023-11-14 Mais...
 

NORMAS PARA CONFECÇÃO DE PÔSTERES A SEREM EXPOSTOS NA SEMANA DE ENFERMAGEM NO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

 

A confecção do pôster deverá atender as seguintes especificações:

a) Tamanho com largura de 90 cm e altura de 120 cm.

b) Letra que permita a leitura à distância de 1 m.

c) O título deve ser escrito em caixa alta com, no máximo, quinze (15) palavras, idêntico ao que foi submetido no resumo.

d) O(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) deve(m) vir abaixo do título. Mencionar, as credenciais do(s) autor(es) e o e-mail do expositor/relator na aba Credenciais dos Autores.

e) Corpo do pôster deve conter os tópicos Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Contribuições para a Enfermagem e Referências.

e) Os pôsteres devem ser afixados até às 14h do dia 14 de maio e retirados a partir das 17h40min pelo expositor/relator. A organização da 80 SBEn na UnB não se responsabilizará por pôsteres retirados após às 18 horas.

Obs.: o template do pôster foi disponibilizado nos e-mails dos autores.

 
Publicado: 2019-05-07
 

Anais

 

A Comissão Organizadora da Semana Brasileira de Enfermagem (SEBEn) - Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília - convida profissionais e estudantes de enfermagem a lerem os trabalhos publicados nos anais da SBEn.

 
Publicado: 2019-05-07
 

Chamada para submissão de resumos

 

A Comissão Organizadora da Semana Brasileira de Enfermagem - Departamento de Enfermagem da Universidade de Brasília - convida profissionais e estudantes de enfermagem a submeterem resumos inéditos na área de enfermagem.

Os trabalhos aceitos, além de serem publicados nos anais do evento no Portal de Conferências da Universidade de Brasília, serão divulgados durante o evento no formato de pôster a ser confeccionado pelos autores - as normas e diretrizes para elaboração do pôster serão anunciadas em breve.

Os interessados deverão submeter suas propostas até o dia 01 de maio de 2019.

Confira as diretrizes para autores e submeta seu resumo!

 
Publicado: 2019-04-10
 
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