O Congresso Internacional sobre Gestão Pública e Saúde resulta da experiência de 3 simpósios anteriores denominado Simpósio Internacional de Gestão Pública, realizados nos anos de 2014, 2015 e 2016. Nessas edições, o simpósio discutiu temas gerais da área pública, no âmbito da ética, da gestão de pessoas e modelos de seleção de pessoas no setor público.
Durante os anos, o evento teve em torno de 200 participantes que debateram e propuseram temas direcionados às políticas públicas setoriais. Desta forma, em parceria com diversas áreas na Universidade de Brasília e considerando:
- a política pública de saúde é o tema central dos grupos de estudos NESPROM e GESPU da Universidade de Brasília;
- a Revista Gestão e Saúde tem missão promover a disseminação do conhecimento científico nas áreas de enfermagem, gestão e políticas de saúde através da publicação arbitrada de artigos que contribuam para a expansão destas áreas e para a fundamentação das atividades dos profissionais;
- a parceria ativa entre Universidade de Brasília e universidades no estrangeiro para o desenvolvimento de atividades acadêmicas conjuntas;
Assim, nasceu em 2018, o Congresso Internacional sobre Gestão Pública e Saúde - CIGEPS tem por missão promover a articulação entre a academia e a gestão pública no campo da saúde, proporcionando um encontro rico para a geração e a utilização de conhecimentos científicos, assim como para a formulação e a implantação de políticas.
No entanto, a pandemia não permitiu a realização da sua segunda edição em 2020. Novos esforços foram feitos, e em 2022 nova cooperação foi firmada com o ISAVE – Instituto Superior de Saúde, em Amares, Portugal. O ISAVE tem contribuído no desenvolvimento regional, através da formação do futuros quadros, nas áreas das tecnologias da saúde. Então, a partir da cooperação firmada, em 2024, apresenta-se à comunidade acadêmica e científica o II CIGEPS que visa identificar oportunidades de socialização de conhecimento científico e avançar com discussão de pesquisas em desenvolvimento na área de gestão pública e saúde, especificamente acerca dos cuidados primários.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.