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Decrescimento: Alternativa para a promoção de mudanças sustentáveis em empresas brasileiras e francesas
Helia Papin Leal, Solange Alfinito

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


O Decrescimento (Décroissance) é um modelo politico com diferentes abordagens – ecológica, econômica, social, política, ética e tecnológica – que pode ser praticada em nível individual, institucional e governamental, com grande contribuição para o consumo sustentável. Este estudo investiga a receptividade e conhecimento de empresas privadas da França e do Brasil em relação ao modelo de decrescimento. Trata-se de um estudo exploratório para apoiar a compreensão dos hábitos e culturas das organizações para promover mudanças sustentáveis. Realizamos entrevistas em profundidade com gestores de 10 empresas privadas de diferentes setores econômicos (5 de cada país). A análise de conteúdo mostrou que suas percepções estão divididas em cinco categorias: resultados socioambientais do decrescimento, resultados econômicos do decrescimento, viabilidade do decrescimento, adoção do decrescimento pelas empresas e conhecimento sobre o decrescimento, que foram muito mais manifestos e aceitos na França do que no Brasil. As empresas dos dois países indicaram que as práticas de decrescimento seriam positivas para reestruturar e rever as estruturas de suas empresas. No entanto, existe uma lacuna entre o conhecimento sobre o decrescimento e como ele pode ser integrado aos modelos de negócios atuais. Todos os gerentes da França explicaram adequadamente o termo decrescimento, mas nenhum no Brasil conhecia o termo. Os gerentes brasileiros acreditam que a implementação do modelo de decrescimento na empresa integraria ações de baixa complexidade. Por outro lado, os gerentes franceses apontam que as ações de decrescimento envolvem uma estratégia abrangente com profundas mudanças internas. Os resultados deste estudo trazem um horizonte para compreender e levar as empresas a praticar ações sustentáveis ​​para contribuir não apenas para o uso inteligente de seus recursos, mas também para diminuir o uso de recursos em todo o mundo. Assim, é preciso afirmar que as empresas têm um papel importante para promover o decrescimento e o consumo sustentável.