Última alteração: 2018-04-21
Resumo
Apresentação
Contemplada em 2015 por edital do Ministério da Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS), a Universidade Católica de Brasília, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, deu início a atividades do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde nas comunidades adjacentes à Universidade. O intuito era inserir alunos em um contexto de Atenção Básica, levando-se em conta as necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa.
Objetivo
Destacar o impacto que a participação no PET-Saúde/GraduaSUS pode trazer para a formação de estudantes de medicina.
Metodologia
Trata-se de um relato de experiência, obtido e sistematizado a partir de declarações de tutores e de alunos de medicina participantes PET-Saúde/GraduaSUS, acerca do impacto que o programa trouxe na formação médica.
Resultados e discussão
O programa baseou-se na formação de grupos tutoriais responsáveis por desenvolver ações de temáticas estratégicas no âmbito da Atenção Básica. Foram realizadas visitas domiciliares, atendimentos ambulatoriais, adscrição de clientela e atividades de educação em saúde, de modo a desenvolver nos estudantes habilidades de trabalho coletivo, favorecendo a compreensão da dinamicidade existente nos territórios acolhidos (figura 1 e 2).
Como resultados destacaram-se: sensibilização e preparo dos acadêmicos para o adequado enfrentamento das diferentes realidades populacionais; indução do provimento e favorecimento à fixação de profissionais capazes de promover a qualificação da atenção básica à saúde; e o fomento à articulação ensino-serviço-comunidade. Características estas que vão contra a tradição histórica da formação médica tradicional, embasada na fragmentação de conteúdos em diversas disciplinas, e no determinismo biológico, que prioriza a doença como foco das ações.
Conclusões
Utilizando o próprio serviço público como cenário de aprendizagem, o programa serviu de exemplo como proposta pedagógica capaz de impactar positivamente na formação dos estudantes, conduzindo a uma maior aproximação da realidade social com a qual os irão se deparar como profissionais.