Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO EM SAÚDE: UM RELATO ACERCA DO IMPACTO DA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE MEDICINA
Fellipe Marques da Silva Araujo, Gustavo Sardinha Lisboa Leite, Bruna da Silva Feitosa, Camila de Oliveira Parreira, Fabiana Nunes de Carvalho Mariz, Eloá Fátima Ferreira de Medeiros

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


Apresentação

Contemplada em 2015 por edital do Ministério da Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS), a Universidade Católica de Brasília, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, deu início a atividades do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde nas comunidades adjacentes à Universidade. O intuito era inserir alunos em um contexto de Atenção Básica, levando-se em conta as necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa.

Objetivo

Destacar o impacto que a participação no PET-Saúde/GraduaSUS pode trazer para a formação de estudantes de medicina.

Metodologia

Trata-se de um relato de experiência, obtido e sistematizado a partir de declarações de tutores e de alunos de medicina participantes PET-Saúde/GraduaSUS, acerca do impacto que o programa trouxe na formação médica.

Resultados e discussão

O programa baseou-se na formação de grupos tutoriais responsáveis por desenvolver ações de temáticas estratégicas no âmbito da Atenção Básica. Foram realizadas visitas domiciliares, atendimentos ambulatoriais, adscrição de clientela e atividades de educação em saúde, de modo a desenvolver nos estudantes habilidades de trabalho coletivo, favorecendo a compreensão da dinamicidade existente nos territórios acolhidos (figura 1 e 2).

Como resultados destacaram-se: sensibilização e preparo dos acadêmicos para o adequado enfrentamento das diferentes realidades populacionais; indução do provimento e favorecimento à fixação de profissionais capazes de promover a qualificação da atenção básica à saúde; e o fomento à articulação ensino-serviço-comunidade. Características estas que vão contra a tradição histórica da formação médica tradicional, embasada na fragmentação de conteúdos em diversas disciplinas, e no determinismo biológico, que prioriza a doença como foco das ações.

Conclusões

Utilizando o próprio serviço público como cenário de aprendizagem, o programa serviu de exemplo como proposta pedagógica capaz de impactar positivamente na formação dos estudantes, conduzindo a uma maior aproximação da realidade social com a qual os irão se deparar como profissionais.