Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Daniel Marcos de Sousa Santos

Última alteração: 2018-04-21

Resumo


Apresentação: A rotina dos profissionais de saúde, em especial os de enfermagem, é caracterizada pelo convívio com sentimentos estressores, impactando diretamente na qualidade de vida e saúde desses. Longas jornadas de trabalho, precarização dos serviços e o convívio com os próprios dilemas subjetivos afetam cada trabalhador e contribuem para o processo de adoecimento nas diferentes áreas do ser e do viver humano. Refletir sobre como o cuidador cuida de si mesmo faz-se necessário, dado a tendência dos profissionais de saúde desenvolverem ações de cuidado para o outro esquecendo de cuidar de si próprio.  Objetivos: Instigar a reflexão acerca da promoção do próprio cuidado no cotidiano de profissionais de saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura, onde foi realizado levantamento de informações através de análise crítica de livros, artigos publicados em revistas científicas e eletrônicas como Medline (Literatura Internacional em Ciências da Saúde), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e SCIELO (Scientific Eletronic Library Online). Resultados e Discussão: Percebe-se o valor atribuído ao autocuidado quando autores apontam que para cuidar do outro é necessário a capacidade de cuidar primeiro de si como indivíduo, caso contrário o cuidado prestado não seria ideal. Souza e Radünz apontam que “ [...] o grau com que somos cuidados determinará o grau com que nós seremos capazes de cuidar [...] quanto mais eu procurar perceber a mim mesmo tanto mais perceberei ao outro [...]”. Conclusão: É preciso estimular o autoconhecimento e autocuidado dos cuidadores, no sentido de contribuir para uma relação mais saudável consigo mesmo, promovendo “ [...] um olhar para enxergar o outro e a si próprio, o ouvir para escutar o outro e a si próprio, o observar percebendo o outro e a si próprio, o cuidar cuidando do outro e a si próprio.”.


Referências


1. VIEIRA, A.B.D; DORNELLES, Elioenai Alves. Cuidar, cuidando-se: mantendo a chama acesa em nós. Brasília: [Nesprom], 2014.

2. SOUZA, A.I.J; RADÜNZ, V. Cuidando e confortando o cuidador. Texto e Contexto em Enfermagem. Florianópolis. 7 (2): 180-194, mai/ago. 1988.

3. SILVA, I.J. et al. Cuidado, autocuidado e cuidado de si: uma compreensão paradigmática para o cuidado de enfermagem. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 697-703, setembro 2009. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000300028&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 de abril de 2018.

4. QUEIROS, P.J.P; VIDINHA, T.S.S; FILHO, António José de Almeida. Autocuidado: o contributo teórico de Orem para a disciplina e profissão de Enfermagem. Rev. Enf. Ref., Coimbra, v. ser IV, n. 3, p. 157-164, dezembro 2014. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832014000300018&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 10 de abril de 2018.

5. RADÜNZ, V. Uma filosofia para enfermeiros: o cuidado de si, a convivência com a finitude e a evitabilidade do burnout. Florianopolis: PEN/UFSC; 2001.

6. MAIA, A.R. Princípios do cuidar. In: REIBNITZ, K.S, HORR, L, SOUZA, M.L, SPRÍCCIGO, J.S organizadores. O processo de cuidar, ensinar e aprender o fenômeno das drogas: políticas de saúde, educação e enfermagem. Florianópolis: PEN/UFSC; 2003. v. 2, p. 49-62.