Portal de Conferências da UnB, I MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PROMOTORAS DE SAÚDE

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA
Raquel TURCI PEDROSO, CAROLINA GUIDI GENTIL, JULIENE AZEVEDO OLIVEIRA

Última alteração: 2018-05-20

Resumo


No ano 2014 foram instituídas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs para os cursos de formação médica (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2014). Essas mantêm a orientação da formação de profissionais na área da saúde capazes de fomentar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e visam a autonomia do pensar e fazer do discente, colocando-os como sujeitos de sua aprendizagem (BOLLELA et al, 2014). Desde 2016 o novo currículo do curso de Medicina da Faciplac (Gama- Distrito Federal) inclui a disciplina “Habilidades de Comunicação, a ser realizada ao longo de oito semestres. A disciplina têm o objetivo de capacitar o discente na relação profissional – paciente para: qualificação da percepção do processo de construção da doença, incluindo o impacto psico-emocional do adoecer aos sujeitos e coletivos; manejo de suas próprias emoções, estresse e atitude empática para o exercício do profissionalismo no contexto de situações diversas, explorando as dimensões conflitivas na relação; e difusão das práticas humanizadas dos cuidados em saúde em interlocução com a Psicologia Médica (RIOS, 2010). A disciplina propõe vivências para o ensino básicos de aspectos da comunicação e por ciclos de vida. São utilizadas técnicas de dinâmica de grupo, jogos e role play (encenações) e aplicação de Protocolos Clínicos de Comunicação para o treino das habilidades de vida (MURTA, LEANDRO-FRANÇA, SANTOS, &; POLEJACK, 2015). Uma das estratégias avaliativas usadas na disciplina é a elaboração pelos próprios alunos de ferramentas interativas que podem ser utilizadas na disciplina como vídeos, Jogos de tabuleiro entre outros, consolidando um Laboratório de Humanidades Médicas.

 


Referências


CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES 3/2014. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de Junho de 2014. Seção 1, p.8-11.

BOLLELA, V.R. et al. Educação Baseada na Comunidade para as profissões da saúde: Aprendendo com a experiência brasileira. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2014.

RIOS, I.C. Subjetividade contemporânea na educação médica: a formação humanistica em medicina [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2010.

MURTA, S. G., LEANDRO-FRANÇA, C., SANTOS, K. B., &  POLEJACK, L. (Eds.) Prevenção e Promoção em Saúde Mental: Fundamentos, Planejamento e Estratégias de Intervenção. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015