Portal de Conferências da UnB, Encontro do Grupo MODOS: HISTÓRIAS DA ARTE EM MUSEUS

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PERÍMETRO DE ATIVAÇÃO ARTÍSTICA: A RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO MUSEÍSTICO
Patrícia Teles Sobreira de Souza, Sarah Marques Duarte

Última alteração: 2018-06-11

Resumo


O artigo apresenta uma reflexão sobre exposições e obras artísticas que subvertem a lógica vigente do espaço museístico. Para este fim, o estudo discorre sobre El presente está encantador (2017), exposição do artista argentino Diego Bianchi realizada no Museu de Arte Moderna de Buenos Aires (MAMBA). Ademais, analisa os precedentes artísticos - entre eles os trabalhos de Marcel Duchamp, El Lissitzky, Kurt Schwitters, Allan Kaprow e Hélio Oiticica - que fomentaram a diluição da lógica institucional de exibição de obras e ressignificaram o espaço expositivo. Por fim, busca-se examinar alguns mecanismos de incorporação do visitante em contextos de exibição artística. Desta investigação surge o questionamento acerca de determinados enquadramentos praticados pelos museus que desvirtuam as poéticas propostas por alguns artistas. Um exemplo é a obra Bicho (1960) de Lygia Clark, criada para ser manipulada pelo público, contudo, o objeto exposto no Museu de Arte Latino-americana de Buenos Artes (MALBA) não pode ser tocado pelos visitantes.


Palavras-chave


Museu; enquadramento; participação; Diego Bianchi; Lygia Clark.

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