Última alteração: 2018-06-11
Resumo
A partir da análise da itinerância de artistas, o projeto de doutoramento que será apresentado tem como objetivo conhecer as interseções de suas produções em alguns salões de arte realizados no Brasil na década de 1960. Para a identificação dos participantes são consultados os catálogos desses eventos. Dessa maneira é possível identificar a participação dos artistas e perceber sua circulação, o que pode nos levar a buscar suas obras para análise, já que muitas das selecionadas eram adquiridas pelos museus promotores dos salões. O ano de 1967 é emblemático para demonstrar o quanto era intenso esse trânsito e a relevância destes eventos na constituição dos circuitos e na trajetória dos artistas. Dos 136 artistas participantes de quatro eventos realizados em 1967 – XXII Salão Municipal de Belas Artes de Belo Horizonte, IV Salão de Arte Moderna do Distrito Federal, III Salão de Arte Contemporânea de Campinas, 24º Salão Paranaense de Belas Artes – cujos nomes foram registrados nos catálogos das exposições, 21 participaram de pelo menos dois eventos, 2 artista participaram de 3, que são João Osório Brzezinsk e Vera Chaves Barcellos, 2 participaram de 4, sendo eles Hissao Ohara e Tomoshige Kusuno. Na década de 1960, vários salões de arte refletiram as discussões em torno das transformações da arte, assumindo nas seleções de obras o quanto os acervos museológicos deveriam ser marcados por estas mudanças. A partir desta percepção, é fundamental destacar a relevância e múltiplas possibilidades de pesquisa sobre esses eventos no Brasil, por serem importantes fontes para a história da arte no país.