Diretrizes para Autores
Template 1 - II CIGEPS - sem identificação dos autores; .doc ; documento original
Descrição: O artigo (sem a identificação de autoria) deverá ser inserido no template 1. Após ajustes, o template 1 deverá ser o arquivo a ser encaminhado para avaliação como "documento original" e em formado ".doc".
- Primeira página: Título do trabalho; Resumo; Palavras-chave; ; área temática
- Segunda página em diante: Corpo do texto, a partir da introdução, até as referências e apêndices/anexos.
Template 2 - II CIGEPS - com identificação dos autores; .pdf; documento suplementar
Descrição: O artigo (com a identificação de autoria) deverá ser inserido no template 2 . Após ajustes, o template 2 deverá ser o arquivo a ser encaminhado para avaliação como "documento suplementar não disponível aos avaliadores" e em formado ".pdf".
- Primeira página: Título do trabalho; Nome dos autores, instituições e e-mails; Resumo; Palavras-chave; método de pesquisa; área de conhecimento da pesquisa.
Segunda página em diante: Corpo do texto, a partir da introdução, até as referências e apêndices/anexos.
Os textos devem ser preparados por até 04 autores e devem digitados usando-se:
- Formato Microsoft Word;
- Papel tamanho A4;
- Espaçamento 1,5 entre linhas em todo o texto;
- Fonte Times New Roman, tamanho 12;
- Margens inferior e laterais de 2cm e superior de 3cm.
- O texto deve conter entre 11 a 15 páginas, incluindo as Referências.
INSTRUÇÕES PARA O PREPARO DOS MANUSCRITOS
O artigo deverá conter no mínimo 11 e no máximo 15 páginas, incluindo título, resumo, abstract, resumen, conteúdo em si, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas, referências, anexos e apêndices.
Página de identificação: No documento para avaliação deve conter apenas o título do artigo (máximo de 16 palavras) em português, inglês e espanhol, sem abreviaturas e siglas. A sequência de apresentação do mesmo deve ser iniciada pelo idioma em que o artigo estiver escrito. Se for baseado em relatório de pesquisa, tese ou dissertação, monografia de final de curso, indicar como nota de fim, ano e instituição onde foi apresentada.
Atenção: Deve ser apresentado no template 2, em alinhamento justificado, conciso, informativo; nome(s) completo de até 04 autor(es), indicando no rodapé da página a formação universitária, titulação, a função que exerce(m), a instituição a qual pertence(m), títulos e formação profissional, endereço para troca de correspondência, incluindo e-mail e telefone para contato. Solicitamos que seja incluído o ORCID de todos os autores.
Resumo: Deve ser apresentado na primeira página do trabalho com no mínimo 150 e no máximo 200 palavras, nas versões em português, inglês (abstract) e espanhol (resumen), na mesma sequência do título, em espaçamento simples, fonte Times New Roman 12.
Atenção: Não serão aceitos resumos títulos destacados com objetivo, método, resultados e conclusão.
Palavras-chave: Ao final de cada resumo devem ser apontados de 3 a 5 palavras-chave, em Português (Descritores), Espanhol (Descriptores), e Inglês (Key words), conforme os “Descritores em Ciências da Saúde” da Biblioteca Virtual em Saúde (http://decs.bvs.br/http://decs.bvs.br/Â ), que permitam identificar o assunto do trabalho.
Introdução: Apresentação e delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Os objetivos do texto devem especificar de maneira clara e sucinta a finalidade da pesquisa/trabalho, com detalhamento dos aspectos que serão. Os objetivos, se pertinentes, podem ser definidos como gerais ou específicos a critério do autor.
Revisão da Literatura: Levantamento selecionado da literatura sobre o assunto que serviu de base investigação do trabalho proposto. Proporciona os antecedentes para a compreensão do conhecimento atual sobre um assunto e esclarece a importância do novo estudo. Em algumas áreas, já existe a tendência de limitar a revisão apenas aos trabalhos mais importantes, que tenham relação direta com a pesquisa desenvolvida, priorizando as publicações mais recentes. Quando não houver necessidade de um capítulo para a Revisão da Literatura em função da extensão histórica do assunto, ela poderá ser incluída na Introdução, caso seja ensaio teórico ou artigos de revisão.
Métodos (excessão para ensaios teóricos): Descrição completa dos procedimentos metodológicos que permitam viabilizar o alcance dos objetivos. Devem ser apresentados: dados sobre o local onde foi realizada a pesquisa, população estudada, tipo de amostra, variáveis selecionadas, material, equipamentos, técnicas e métodos adotados para a coleta de dados, incluindo os de natureza estatística.
Resultados: Devem ser apresentados de forma clara e objetiva, sem interpretações ou comentários pessoais, podendo para maior facilidade de compreensão, estarem acompanhados por gráficos, tabelas, figuras, etc.
Discussão: Deve restringir-se aos dados obtidos e aos resultados alcançados, enfatizando os novos e importantes aspectos observados e discutindo as concordâncias e divergências com outras pesquisas já publicadas.
Conclusão: Corresponde aos objetivos ou hipóteses de maneira lógica, clara e concisa, fundamentada nos resultados e discussão, coerente com o título, proposição e métodos.
Citações: Para citações “ipsis literis” de referências deve-se usar aspas na sequência do texto. As citações de falas/depoimentos dos sujeitos da pesquisa deverão ser apresentadas em letra tamanho 12, na sequência do texto, conforme formato Vancouver - www.normasabnt.org/normas-vancouver/ .
Notas de rodapé: Deverão ser indicados por asterisco, iniciadas a cada página e restritas ao mínimo indispensável.
Tabelas: A elaboração das tabelas deve seguir as "Normas de Apresentação Tabular" estabelecidas pelo Conselho Nacional de Estatística e publicadas pelo IBGE (1993), limitadas ao máximo de cinco. Quando a tabela for extraída de outro trabalho, a fonte original deve ser mencionada logo abaixo da mesma.
Apêndices e anexos: Devem ser evitados, conforme indicação da norma NBR 6022.
Fotos: Serão publicadas exclusivamente em P&B, sem identificação dos sujeitos, a menos que acompanhadas de permissão por escrito de divulgação para fins científicos.
Referências: São limitadas a 18, exceto nos artigos do tipo "ensaio teórico", numeradas consecutivamente na ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto. Devem ser normalizadas de acordo com Estilo Vancouver, norma elaborada pelo International Committee of Medical Jounals Editors (http://www.icmje.org ). Devem ser identificadas no texto por números arábicos sobrescritos e entre parênteses, sem espaços da última palavra para o parênteses. Ao fazer a citação sequencial de autores, separe-as por um hífen, devendo ser indicados o primeiro e o último, ex.: (1-4) ; quando intercalados, os números deverão ser separados por vírgula, ex.: (1-2,4).
A lista apresentada no final do trabalho deve ser numerada de forma consecutiva e os autores mencionados de acordo com a seqüência em que foram citados no texto, sem necessidade do número entre parênteses. As URLs para as referências devem ser informadas quando possível. Ex: 1. Scherer MDA, Pires D, Schwartz Y. Trabalho coletivo: um desafio para a gestão em saúde. Rev. Saúde Pública [Internet]. 2009 Aug [cited 2020 July 31] ; 43( 4 ): 721-725. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102009000400020&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102009000400020.