- » Processo de Avaliação pelos Pares
- » Política de Acesso às Edições Anteriores
- » Foco e Escopo
- » Histórico
- » Periodicidade
- » Dúvidas frequentes
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os trabalhos serão analisados em Double Blind Review, por dois pareceristas escolhidos pela coordenação do evento. Cada trabalho será analisado levando-se em considerações os seguintes elementos, com pontuação de 1 a 5:
- Clareza na definição e alcance dos objetivos propostos (peso 1);
- Qualidade da Fundamentação Teórica (peso 1);
- Adequação da escolha e da aplicação da metodologia (peso 3);
- Qualidade das Análises de Dados e das Conclusões (peso 3);
- Relevância e Contribuição do estudo ao tema proposto (peso 2).
Além da pontuação, cada trabalho receberá um parecer sobre seus pontos fortes e fracos e sobre possíveis melhorias no mesmo. A princípio, serão considerados aptos os trabalhos com média igual ou superior a 3,5 pontos. Mas apenas os 90 melhores (no máximo) é que serão convidados a apresentar seus trabalhos, já que este é o limite de capacidade que o congresso tem.
Por fim, cabe destacar que em caso de discrepância entre as avaliações dos dois pareceristas escolhidos pela coordenação do congresso, o trabalho será enviado para um terceiro avaliador. Será considerado como discrepante o trabalho que tiver um diferença igual ou superior a 2 pontos na média da avaliação dos pareceristas.
Política de Acesso às Edições Anteriores
As apresentações que compõem as conferências deste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.
Foco e Escopo
A Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação (JDC) é um evento voltado para a reflexão coletiva das pesquisas desenvolvidas por pós-graduandas/os em Comunicação de todo país, e que tem como proposta estimular o debate em torno da prática da pesquisa. O encontro é uma iniciativa do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com professoras/es e a coordenação do Programa. A Jornada agrega mesas redondas, oficinas e grupos de trabalho (GTs). O evento ocorre nas dependências da FAC,nas primeiras semanas de agosto, e não há cobrança de taxa de inscrição.
Podem participar estudante/s de graduação da UnB, estudante/s de pós-graduação de universidades brasileiras ou recém-formada/o/s em até um ano.
Histórico
A primeira edição ocorreu dos dias nove a 11 de agosto de 2017 e teve como tema “Metodologia de Pesquisa em Comunicação”. Além de pós-graduandos da FAC, apresentaram trabalhos pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Na ocasião, foi realizada uma mesa redonda a respeito das “Perspectivas Metodológicas de Teses em Comunicação: a Experiência de Quatro Egressas do PPGCom/UnB” e uma palestra com o tema da JDC de 2017.No total, 64 trabalhosforam debatidos, distribuídos em nove GTs: Métodos em Comunicação; Práticas Jornalísticas Coordenação; Métodos em Comunicação; Identidade Profissional e Transformações no Jornalismo; Cultura, Estética e Imagens; Comunicação Governamental e Políticas Públicas; Mídias Sociais Digitais; Teoria e Epistemologia da Comunicação; Cinema e Fotografia.
A segunda edição da JDC teve como tema a "Pesquisa em tempo de crise". O objetivo era debater as dificuldades em realizar pesquisa científica, especificamente, em ciências humanas e em ciências sociais aplicadas, em um cenário de crise econômica, social e política, que colaborou com a retirada de recursos financeiros da educação.Entre os dias 15 a 17 de agosto de 2018, foram apresentados 70 trabalhos e projetos de pesquisa de estudantes da UnB, UFG, Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Federal do Cariri (UFCA). Os trabalhos foram distribuídos em oito GTs: Políticas Públicas e Economia Política da Comunicação; Teorias e Metodologias; Comunicação Pública, responsabilidade social e transparência; Jornalismo; GT Gênero e Mídias; Comunicação, Cultura e Cidadania; Narrativas, Estéticas e Subjetividades; Fotografia; Publicidade e Mídias Sociais.Na edição de 2018, também foram proferidas duas palestras, uma com o tema da JDC daquele ano e outra que abordou o “Fórum sobre saúde mental na pós-graduação”.
A terceira edição da Jornada Discente de Comunicação do PPGCom-FAC/UnB teve como tema “A Comunicação no processo de produção e de disputas de narrativas”. O objetivo foi estimular a reflexão em torno das disputas narrativas observadas em diferentes meios de comunicação. Realizado nos dias 15 e 16 de agosto de 2019, a JDC contou com duas mesas de debates, oito Grupos de Trabalho e duas oficinas. Uma das mesas levava o tema da JDC de 2019 e a outra teve como proposta discutir “O papel do pesquisador na autonomia acadêmica e no enfrentamento à censura”. Já as oficinas refletiram sobre “Como preencher o Lattes” e “Como publicar em revistas acadêmicas”. No total, foram ofertados oito grupos de trabalho: GT1 – Cultura e Cidadania; GT2 – Jornalismo; GT3 – Etnia, gênero e sexualidades; GT4– Imagem, Audiovisual e Música; GT5 – Comunicação e Políticas Públicas, Democracia e Transparência; GT6 – Mídias Sociais; GT7 – Narrativas, Estéticas e Subjetividades; GT8 – Teorias e Metodologias.
O evento é aberto para alunos de pós-graduação de todo país, e alunos de graduação da FAC/UnB que estejam em fase de elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Periodicidade
A Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB tem periodicidade anual, e ocorre, geralmente, no mês de agosto.
Dúvidas frequentes
1) O que é?
A Jornada é um evento organizado pelas/os discentes do PPGCom FAC/UnB em parceria com professoras/es do programa, que teve início em 2017. A cada ano é definido um tema geral para debate na mesa principal.
2) Como posso acompanhar as novidades?
- Site;
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- FAC no Youtube. As mesas são transmitidas ao vivo pelo canal e ficam disponíveis para acesso posteriormente.
3) Quem pode participar?
O evento é aberto ao público em geral. Qualquer pessoa pode assistir às mesas e aos grupos de trabalho (GTs). Não é necessário fazer inscrição.
4) Quem pode submeter?
Atualmente, estudantes de graduação da UnB, estudantes de pós-graduação de universidades brasileiras e estrangeiras ou recém-formadas/os em até um ano. A submissão é realizada pelo site do evento. As regras podem mudar de uma edição para a outra.
5) Quais são os GTs?
Assim como as regras, os GTs variam a cada ano. As informações sobre os GTs estão disponíveis no site, em “Políticas das modalidades”, na página de cada edição.
6) É emitido certificado?
Sim, tem direito ao certificado: quem apresentou nos GTs, coordenadores dos GTs e das oficinas, conferencistas, participantes que compareceram nas oficinas e as pessoas da organização do evento. Ouvintes não receberão certificado.
7) Quanto custa?
É gratuito.
8) Que tipo de trabalho devo enviar?
Recebemos resumos expandidos que estejam relacionas aos temas dos GTs. Os trabalhos podem estar concluídos ou não, ter relação com monografia/dissertação/tese ou não. As/Os participantes podem enviar apenas os resultados esperados, por exemplo. Dessa forma, também é possível apresentar e discutir projetos de pesquisa.
Atenção, não se trata de um resumo comum, e sim expandido. Portanto, atente ao número de caracteres exigidos: entre 3.500 e 5.000, contando o espaçamento, notas de rodapé, palavras-chave e as referências bibliográficas. Os trabalhos que não estiverem dentro dos padrões solicitados serão desconsiderados.
Igualmente, não confunda o referencial teórico, que deve ser indicado no corpo do texto, com a lista de referências. Deverão constar nela apenas a bibliografia efetivamente utilizada (citada) no resumo expandido (e não no trabalho todo, caso haja). A simples indicação de que um/a autor/a faz parte do quadro teórico da pesquisa, sem que sua teoria seja retomada, não configura citação. Confira as normas.
9) Será solicitado o artigo completo após o evento?
Não, serão publicados nos anais apenas os resumos expandidos.
10) Qual é o registro dos anais?
O número do ISSN é 2674-6557 (indicado no rodapé do site). Ele oficializa os anais de todas as Jornadas. Os trabalhos estão disponíveis na página de cada edição, em "Informações sobre a conferência".
Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPGCom FAC/UnB)
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Instituto Central de Ciências Norte - Ala Norte
Sala ASS-615 (Subsolo)
CEP: 70910-900
Brasília – DF
ISSN: 2674-6557
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.