- » Processo de Avaliação pelos Pares
- » Política de Acesso às Edições Anteriores
- » Foco e Escopo
- » Histórico
- » Periodicidade
- » Dúvidas frequentes
Processo de Avaliação pelos Pares
As Comunicações Livres destinadas ao 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo que estiverem adequadas às regras estabelecidas na chamada de trabalho serão avaliadas em seu mérito científico por pelo menos dois pareceristas indicados pela Diretoria Científica dentre os associados plenos (doutores) da SBPJor ou por doutores pareceristas ad hoc.
Serão consideradas aprovadas as Comunicações Livres que receberem dois pareceres favoráveis. Casos de empate serão decididos por um terceiro parecerista ou, havendo necessidade, pela Diretoria Científica.
As Comunicações Coordenadas destinadas ao 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, as quais estiverem adequadas às regras estabelecidas na chamada de trabalho, serão avaliadas em seu mérito científico por pelo menos dois membros do Conselho Científico da SBPJor ou da Diretoria Executiva da entidade.
Serão consideradas aprovadas as Coordenadas que receberem dois pareceres favoráveis. Casos de empate serão decididos por um terceiro membro do Conselho Científico ou, havendo necessidade, pela Diretoria Científica.
A proposta de Coordenada poderá ser aprovada no todo ou em parte, havendo possibilidade de recusa individual.
Se os trabalhos não forem aprovados como Coordenada, mas o forem individualmente, serão automaticamente distribuídos entre as Comunicações Livres.
Serão considerados aprovados os trabalhos que receberem dois pareceres favoráveis. Casos de empate serão decididos por um terceiro parecerista ou, havendo necessidade, pela coordenação do II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo.
Os trabalhos que estiverem fora do tamanho e/ou não cumprirem os itens obrigatórios não serão submetidos à avaliação.
Todos os trabalhos serão enviados aos avaliadores sem identificação de autoria, no sistema de avaliação cega.
Política de Acesso às Edições Anteriores
As apresentações que compõem as conferências deste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.
Foco e Escopo
A Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação (JDC) é um evento voltado para a reflexão coletiva das pesquisas desenvolvidas por pós-graduandas/os em Comunicação de todo país, e que tem como proposta estimular o debate em torno da prática da pesquisa. O encontro é uma iniciativa do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com professoras/es e a coordenação do Programa. A Jornada agrega mesas redondas, oficinas e grupos de trabalho (GTs). O evento ocorre nas dependências da FAC,nas primeiras semanas de agosto, e não há cobrança de taxa de inscrição.
Podem participar estudante/s de graduação da UnB, estudante/s de pós-graduação de universidades brasileiras ou recém-formada/o/s em até um ano.
Histórico
A primeira edição ocorreu dos dias nove a 11 de agosto de 2017 e teve como tema “Metodologia de Pesquisa em Comunicação”. Além de pós-graduandos da FAC, apresentaram trabalhos pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Na ocasião, foi realizada uma mesa redonda a respeito das “Perspectivas Metodológicas de Teses em Comunicação: a Experiência de Quatro Egressas do PPGCom/UnB” e uma palestra com o tema da JDC de 2017.No total, 64 trabalhosforam debatidos, distribuídos em nove GTs: Métodos em Comunicação; Práticas Jornalísticas Coordenação; Métodos em Comunicação; Identidade Profissional e Transformações no Jornalismo; Cultura, Estética e Imagens; Comunicação Governamental e Políticas Públicas; Mídias Sociais Digitais; Teoria e Epistemologia da Comunicação; Cinema e Fotografia.
A segunda edição da JDC teve como tema a "Pesquisa em tempo de crise". O objetivo era debater as dificuldades em realizar pesquisa científica, especificamente, em ciências humanas e em ciências sociais aplicadas, em um cenário de crise econômica, social e política, que colaborou com a retirada de recursos financeiros da educação.Entre os dias 15 a 17 de agosto de 2018, foram apresentados 70 trabalhos e projetos de pesquisa de estudantes da UnB, UFG, Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Federal do Cariri (UFCA). Os trabalhos foram distribuídos em oito GTs: Políticas Públicas e Economia Política da Comunicação; Teorias e Metodologias; Comunicação Pública, responsabilidade social e transparência; Jornalismo; GT Gênero e Mídias; Comunicação, Cultura e Cidadania; Narrativas, Estéticas e Subjetividades; Fotografia; Publicidade e Mídias Sociais.Na edição de 2018, também foram proferidas duas palestras, uma com o tema da JDC daquele ano e outra que abordou o “Fórum sobre saúde mental na pós-graduação”.
A terceira edição da Jornada Discente de Comunicação do PPGCom-FAC/UnB teve como tema “A Comunicação no processo de produção e de disputas de narrativas”. O objetivo foi estimular a reflexão em torno das disputas narrativas observadas em diferentes meios de comunicação. Realizado nos dias 15 e 16 de agosto de 2019, a JDC contou com duas mesas de debates, oito Grupos de Trabalho e duas oficinas. Uma das mesas levava o tema da JDC de 2019 e a outra teve como proposta discutir “O papel do pesquisador na autonomia acadêmica e no enfrentamento à censura”. Já as oficinas refletiram sobre “Como preencher o Lattes” e “Como publicar em revistas acadêmicas”. No total, foram ofertados oito grupos de trabalho: GT1 – Cultura e Cidadania; GT2 – Jornalismo; GT3 – Etnia, gênero e sexualidades; GT4– Imagem, Audiovisual e Música; GT5 – Comunicação e Políticas Públicas, Democracia e Transparência; GT6 – Mídias Sociais; GT7 – Narrativas, Estéticas e Subjetividades; GT8 – Teorias e Metodologias.
O evento é aberto para alunos de pós-graduação de todo país, e alunos de graduação da FAC/UnB que estejam em fase de elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Periodicidade
A Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB tem periodicidade anual, e ocorre, geralmente, no mês de agosto.
Dúvidas frequentes
1) O que é?
A Jornada é um evento organizado pelas/os discentes do PPGCom FAC/UnB em parceria com professoras/es do programa, que teve início em 2017. A cada ano é definido um tema geral para debate na mesa principal.
2) Como posso acompanhar as novidades?
- Site;
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- FAC no Youtube. As mesas são transmitidas ao vivo pelo canal e ficam disponíveis para acesso posteriormente.
3) Quem pode participar?
O evento é aberto ao público em geral. Qualquer pessoa pode assistir às mesas e aos grupos de trabalho (GTs). Não é necessário fazer inscrição.
4) Quem pode submeter?
Atualmente, estudantes de graduação da UnB, estudantes de pós-graduação de universidades brasileiras e estrangeiras ou recém-formadas/os em até um ano. A submissão é realizada pelo site do evento. As regras podem mudar de uma edição para a outra.
5) Quais são os GTs?
Assim como as regras, os GTs variam a cada ano. As informações sobre os GTs estão disponíveis no site, em “Políticas das modalidades”, na página de cada edição.
6) É emitido certificado?
Sim, tem direito ao certificado: quem apresentou nos GTs, coordenadores dos GTs e das oficinas, conferencistas, participantes que compareceram nas oficinas e as pessoas da organização do evento. Ouvintes não receberão certificado.
7) Quanto custa?
É gratuito.
8) Que tipo de trabalho devo enviar?
Recebemos resumos expandidos que estejam relacionas aos temas dos GTs. Os trabalhos podem estar concluídos ou não, ter relação com monografia/dissertação/tese ou não. As/Os participantes podem enviar apenas os resultados esperados, por exemplo. Dessa forma, também é possível apresentar e discutir projetos de pesquisa.
Atenção, não se trata de um resumo comum, e sim expandido. Portanto, atente ao número de caracteres exigidos: entre 3.500 e 5.000, contando o espaçamento, notas de rodapé, palavras-chave e as referências bibliográficas. Os trabalhos que não estiverem dentro dos padrões solicitados serão desconsiderados.
Igualmente, não confunda o referencial teórico, que deve ser indicado no corpo do texto, com a lista de referências. Deverão constar nela apenas a bibliografia efetivamente utilizada (citada) no resumo expandido (e não no trabalho todo, caso haja). A simples indicação de que um/a autor/a faz parte do quadro teórico da pesquisa, sem que sua teoria seja retomada, não configura citação. Confira as normas.
9) Será solicitado o artigo completo após o evento?
Não, serão publicados nos anais apenas os resumos expandidos.
10) Qual é o registro dos anais?
O número do ISSN é 2674-6557 (indicado no rodapé do site). Ele oficializa os anais de todas as Jornadas. Os trabalhos estão disponíveis na página de cada edição, em "Informações sobre a conferência".
Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPGCom FAC/UnB)
Campus Universitário Darcy Ribeiro – Instituto Central de Ciências Norte - Ala Norte
Sala ASS-615 (Subsolo)
CEP: 70910-900
Brasília – DF
ISSN: 2674-6557
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.