Portal de Conferências da UnB, V Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2022)

Tamanho da fonte: 
BRUTAL E OBSCURO (BO): UM PODCAST SOBRE CRIMES REAIS
Helena Dubeux Guedes

Última alteração: 2022-06-28

Resumo


O presente memorial descritivo ampara a produção do podcast de true crime “Brutal e Obscuro (BO): crimes reais”, disponível no Spotify através do link: https://open.spotify.com/show/3ngxMjMuzPOTthhceILxQl. Nesta pesquisa, examinou-se o true crime (gênero do entretenimento dedicado à análise de crimes reais) como fenômeno. Para tanto, apontou-se que tais produções, do ponto de vista coletivo, são capazes de examinar padrões e ciclos de violência da sociedade. Em uma perspectiva individual, trazem à tona reações complexas e arquetípicas no público. Destacou-se também que produções de crimes reais têm o potencial de investigar e expor ao público aspectos sociais e psicológicos da violência e da criminalidade.

O objetivo geral deste projeto foi obter informações e elucidar conceitos relativos às produções de crimes reais. Como objetivo específico, o podcast visou divulgar ao público, de maneira acessível (online), teorias acadêmicas sobre o true crime,  hipóteses exploratórias para a popularidade do gênero e possíveis encaminhamentos de estudos no contexto das produções de crimes reais.

O levantamento de referências evidenciou, no âmbito da pesquisa brasileira, a escassez de investigação e de produções acadêmicas sobre true crime. Assim, aplicou-se métodos que permitissem a elucidação de perspectivas primordiais do gênero - diante disso, esta pesquisa caracteriza-se como exploratória. Para Gil (2002, p. 41) “estas pesquisas têm como objetivo proporcionar maior familiaridade, com vistas a tornar mais explícito ou a constituir hipóteses”. Em consonância, Severino (2007, p.123) afirma que “a pesquisa exploratória busca levantar informações, delimitando um campo de trabalho, mapeando as condições de manifestação de um determinado objeto”.

O processo de revisão de literatura do true crime revelou a presença de uma pesquisa robusta nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Logo, fez-se necessária a leitura, análise e tradução de pesquisadores estrangeiros. O referencial teórico deste estudo embasou-se em obras de Rachel Tinker (2018), Joy Wiltenburg (2004), Taylor Meeks (2021), entre outros autores.

Aplicou-se também a revisão bibliográfica do podcast. Contextualizou-se o formato, seu histórico e apresentou-se dados quanto à audiência global e brasileira. Autores como Andrew Dubber (2013), Tiziano Bonini (2020), Lúcio Luiz e Pablo de Assis (2010) e outros foram citados com a finalidade de desenvolver um podcast bem estruturado e fundamentado.

Os procedimentos envolvendo levantamento de bibliografia foram recorrentes para melhor embasamento dos fatos coletados (MARCONI E LAKATOS, 2003). Ademais, julgou-se importante examinar exemplos que “estimulem a compreensão” (GIL, 2002 apud SELLTIZ et al., 1967, p. 63). Para tal, episódios de cinco podcasts de crimes reais foram analisados.

Diante do exposto, a pesquisa objetivou atuar ativamente em um processo inicial de debate sobre true crime na pesquisa brasileira. Entre os resultados esperados para o aprofundamento deste estudo ou futuras investigações, destaca-se a fundamentação de explicações e teses a respeito das particularidades, motivações e padrões existentes no consumo das produções de crimes reais.

Neste estudo, considera-se o true crime um instrumento utilizado para a investigação de teorias multidisciplinares tangentes à Comunicação. Para mais, entende-se que estudos subsequentes sobre o consumo de true crime poderão ser conduzidos sob enfoque coletivo ou individual. A continuação desta pesquisa visa delimitar maneiras em que os temas retratados são interpretados pela sociedade, por meio do exame das narrativas de produções de crimes reais e aqueles que as consomem. Para tal, acredita-se que poderão ser aplicadas diversas abordagens e técnicas de pesquisa Por exemplo, pretende-se examinar as relações formadas entre os indivíduos e uma produção em particular, ou ainda, investigar as reações dos indivíduos a diferentes representações de condutas violentas. Assim, será possível analisar isoladamente as opiniões de um público específico de true crime ou da audiência em geral.

Para tanto, esta pesquisa pretende ressaltar que o true crime deve ser fundamentado na apuração minuciosa dos fatos e na discussão de temáticas relevantes para a sociedade. Destacou-se que o gênero apresenta vasto potencial no que tange a produção de obras de fácil acesso para a população, com alto teor informativo, investigativo, de crítica social e denúncia.



Palavras-Chave:

True Crime; Crimes Reais; Violência; Podcast.


Referências Bibliográficas:

GIL, Antônio. Como elaborar projetos de pesquisa, 2002.

MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Fundamentos de Metodologia Científica, 2003.

SEVERINO, Antônio. Metodologia do Trabalho Científico, 2007.