Portal de Conferências da UnB, V Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2022)

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NARRATIVAS DE INTERESSE PÚBLICO: as cidades que queremos
Paulo Antonio de Sousa Marquêz, Fábio Henrique Mascarenhas, Paulo Celso da Silva

Última alteração: 2022-07-13

Resumo


Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas, por meio da Agenda 2030, só será possível se organizações da sociedade civil trabalharem para o cumprimento das metas dos ODSs. Diante desse cenário, o Laboratório de Inovação da Câmara Municipal de Sorocaba, em parceria com a Agência Metropolitana de Sorocaba e o Grupo Internacional de Pesquisa Mídia, Cidade e Práticas Socioculturais (MidCid) da Universidade de Sorocaba idealizaram um projeto de comunicação de interesse público para disseminar as propostas dos ODSs e sensibilizar 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), sobre a importância dos cidadãos pensarem e agirem em busca de ambientes sustentáveis nos espaços urbanos. Transmitido semanalmente ao vivo, via aplicativo Zoom, pela TV Legislativa, Rádio Câmara e mídias sociais da Câmara Municipal, o programa de TV Cidades Metropolitanas 2030 foi produzido em home office e se diferenciou pelo contexto no qual surgiu – durante a pandemia – e pelo processo de idealização pelo qual ficou caracterizado: 1) Conceito, que contemplou premissas de comunicação pública de Pierre Zémor, Elizabeth Pazito Brandão e Jorge Duarte; 2) Conteúdo, contextualizado pelas diretrizes da Agenda 2030; 3) Narrativa, por meio da Linguagem Simples, uma técnica de comunicação para transmitir informações de maneira clara e objetiva, proposta por Heloisa Fischer; e 4) Estética, vivências que refletissem sobre o presente e apontassem transformações e sugestões de boas práticas que contribuíssem para implementação dos ODSs. A construção dos temas se deu pela técnica de Curadoria de Conteúdo, que contextualizou os pilares da Agenda 2030 em cinco perspectivas: 1) Pessoas, ODSs 1, 2, 3, 4, 5 e 10 (erradicar a pobreza, acabar com a fome, promover uma agricultura sustentável, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, assegurar a educação de qualidade, alcançar a igualdade de gênero e reduzir as desigualdades); 2) Prosperidade, ODSs 8, 9 e 11 (promover o trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura e tornas as cidades e comunidades sustentáveis); 3) Paz, ODS 16 (promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas); 4) Parcerias, ODS 17 (implementar a Agenda 2030 por meio de uma parceria global sólida); e 5) Planeta ODSs 6, 7, 12, 13, 14 e 15 (proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras). Ao todo, entre agosto e dezembro de 2021, foram exibidos 18 episódios de uma hora cada, em que os telespectadores foram convidados a refletir sobre o significado dos ODSs, como implementá-los em nível local e a conhecer experiências e práticas de políticas públicas, nos municípios, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, o programa inspirou prefeituras, câmaras municipais e organizações da sociedade civil da Região Metropolitana de Sorocaba, a disseminar conhecimentos sobre o tema, para sensibilizar, mobilizar e capacitar os gestores públicos e a sociedade civil, na elaboração de políticas públicas, de acordo com as necessidades, aspirações, contextos, realidades e culturas das cidades.

Palavras Chave: Agenda 2030; Cidades; Comunicação Pública; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Participação.

Referências:

BRANDÃO, E. P. Conceito de comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Organizador). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009.

CORTELLA, Mario Sergio. DIMENSTEIN, Gilberto. A era da curadoria: o que importa é saber o que não importa. Campinas, SP: Papirus 7 Mares, 2015.

FISCHER, Heloisa. Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania. Rio de Janeiro: Com Clareza, 2018.

Plataforma Agenda 2030. A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Página inicial. Disponível em: <http://www.agenda2030.com.br/sobre/>. Acesso em: 18 de abr. de 2022.

ZÉMOR, Pierre. As formas da comunicação pública. In: DUARTE, Jorge (Organizador). Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009.


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