Portal de Conferências da UnB, V Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2022)

Tamanho da fonte: 
RELEVÂNCIA, CONSUMO E DISSEMINAÇÃO DE FAKE NEWS:implicações em grupo de WhatsApp de idosos durante a pandemia de COVID- 19
LUCIANO PEREIRA DOS SANTOS CAVALCANTE

Última alteração: 2022-07-13

Resumo


Este estudo trata das interações e disseminação massiva de Fake News no grupo de WhatsApp do Clube da Melhor Idade, por ocasião do isolamento social durante a pandemia de covid-19. No contexto da sociedade da informação, presenciamos uma mudança de paradigmas associadas às formas como a informação é acessada e disseminada, especialmente na era da pós-verdade caracterizada pelo falseamento dos discursos que tendenciam à manipulação do pensamento e direcionam comportamentos a partir de mensagens propagadas, recebidas e disparadas em massa, principalmente pelas redes sociais. Tais mensagens primam pela agilidade do receptor dos referidos grupos sociais mencionados em replicá-las em seus contatos de WhatsApp com agilidade, para que não se tenha tempo para uma reflexão acerca desses conteúdos. Nessa perspectiva, Bauman (2001) nos fala da volatilidade da informação que permeiam as relações e comunicação entre pessoas, grupos que adquirem uma nova roupagem cultural. Nesse sentido, questiona as propriedades e características dessas informações, bem como as apropriações, interações, consumo, reprodução e as consequências dessas mensagens para o grupo etário composto por senhoras idosas frequentadoras das atividades cotidianas na Biblioteca Cristina Poeta. Tem por objetivo analisar o consumo e disseminação de Fake News, às implicações e relevância dessas trocas informacionais para o grupo tendo em vista o estabelecimento e a promoção da informação e seu exercício no fomento a prática cidadã ao produzir e disseminar e identificar Fake News, enquanto produto da pós-verdade.

Texto completo: PDF