Portal de Conferências da UnB, I Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação - PPGCom FAC/UnB (2017)

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COMUNICAÇÃO PÚBLICA E COMUNICAÇÃO DE GOVERNO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PORTAL DE NOTÍCIAS DO PODER EXECUTIVO DE GOIÁS
Alessandra Siqueira Lessa

Última alteração: 2019-06-16

Resumo


Resumo O trabalho consiste em um estudo de caso sobre o veículo de notícias produzido pelo poder executivo do estado de Goiás, no qual se analisará em que medida o portal se aproxima ou não das características da comunicação pública.

Palavras-chave: Comunicação pública; Comunicação governamental; Estado; Interesse público; Notícia.

1. Apresentação A atividade de comunicação praticada pelo Estado, como qualquer ato da Administração Pública, está obrigada a atender os princípios constitucionais que orientam o interesse público. A previsão contida no artigo 37 da Constituição Federal de 198857 (CF) reflete a necessidade de que os agentes públicos de quaisquer poderes, seja na esfera federal, estadual ou municipal, considerem a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência como baliza do seu comportamento profissional dentro das instituições. Nesse sentido, a comunicação, enquanto atividade estatal, deve, então, servir à construção da cidadania e se orientar sempre pelo interesse público. Não deve ser aparelhada por interesses de apenas um grupo de representação social, como o grupo político no poder, mas tentar, a partir de critérios técnicos profissionais e das normas vigentes, alcançar o interesse de todos ou, pelos menos, da maioria dos cidadãos.

2. Objetivos O estudo pretende verificar em que medida a comunicação estatal se aproxima dos princípios constitucionais que orientam a prática de qualquer ato da administração pública. Almeja saber se há preocupação em fazer prevalecer o interesse da coletividade em detrimento do interesse privado, ou seja, dos grupos que compõem o governo.

3. Procedimentos metodológicos Além da pesquisa bibliográfica, a pesquisa faz o uso combinado de várias fontes: técnicas de observação direta, análise de conteúdo de notícias, análise documental e aplicação de entrevistas. A partir desta combinação será possível verificar aspectos mais amplos do que seriam diagnosticados com o uso de uma única ferramenta de pesquisa.

4. Referenciais teóricos A pesquisa sobre comunicação pública leva em consideração a dicotomia entre os conceitos público e privado, a partir de Hannah Arendt (2007) e John Thompson (2008). O interesse público e os princípios constitucionais que regem a Administração Pública também são evocados no estudo e se relacionam diretamente com os requisitos de comunicação pública, descrito por Pierre Zémor (2009) e Jorge Duarte (2009). Como também importa à dissertação a observação da rotina de produção de notícias, foi necessário adicionar ao levantamento bibliográfico textos sobre a hipótese do newsmaking e a teoria do agendamento. Em relação ao método escolhido, a pesquisa se orienta, especialmente, pelos seguintes autores: Robert Yin (2015), Mauro Wolf (2005) e Laurence Bardin (2011).

5. Resultados parciais Após qualificação do projeto de pesquisa, delimitou-se o período situado entre os dias 19 e 30 de junho de 2017 – para se realizar a coleta das notícias e a observação da rotina dos profissionais que trabalham no portal de notícias do poder executivo de Goiás. Os resultados parciais da análise de conteúdo indicam a publicação média diária de 30 notícias, predominância da fonte governamental que é citada tanto no corpo da matéria quanto nos títulos e o compartilhamento de notícias produzidas por assessorias de imprensa das secretarias estaduais e do gabinete de imprensa do governador. A partir da observação da rotina de produção de notícias foi possível conhecer a estrutura física e de pessoal, a hierarquia funcional e a política editorial que, mesmo não sendo documentada formalmente, orienta a redação das notícias

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. São Paulo: Atlas, 2009.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

WOLF, Mauro. Teoria das comunicações de massa. São Paulo: Martins Fontes, 2005. YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZÉMOR, Pierre. As formas de comunicação de pública. In: DUARTE, Jorge (Org.) Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. São Paulo: Atlas, 2009. p. 214-245.