4º Congresso da Sociedade Internacional de Ergologia – SIE

Edições anteriores da Conferência

4º Congresso da Sociedade Internacional de Ergologia – SIE

UnB

Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz - Brasília

Avenida L3 Norte,

Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC 4,

CEP: 70.910-900

Contato: (61)3329-4500

 


Brasília, BR

agosto 27, 2018 – agosto 29, 2018

O 4º Congresso da Sociedade Internacional de Ergologia – (SIE) com o tema central “A abordagem ergológica: balanço e perspectivas”, será um momento privilegiado de aprendizado e troca de experiências entre profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento e origens.

desafio deste 4º congresso é de ampliar a reflexão e o debate sobre o trabalho em todas as suas dimensões, a partir da socialização de resultados das pesquisas e experiências apresentadas e fortalecer as redes de cooperação.

O 4º Congresso da Sociedade Internacional de Ergologia – SIE com o tema central “A abordagem ergológica: balanço e perspectivas”, será um momento privilegiado de aprendizado e troca de experiências entre profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento e origens.

A Sociedade Internacional de Ergologia (SIE) remonta à história da Ergologia que tem sua origem na Análise Pluridisciplinar de Situações de Trabalho- APST diploma criado nos anos 1980 na Universidade Aix-Marseille na França.  Seu principal expoente é o filósofo Yves Schwartz, que veio ao Brasil pela primeira vez no ano de 1997 e desde então estabelece parcerias e intercâmbios com universidades e diversas instituições interessadas na Ergologia, que é um referencial teórico-metodológico para compreender o trabalho nos mais variados campos.

A ergologia vem de uma palavra grega ergasesthai que significa o estudo da atividade humana. No trabalho, a atividade é a maneira como as pessoas se engajam na gestão dos objetivos do trabalho, num lugar e tempo dados, servindo-se dos meios disponíveis ou inventando outros meios, para enfrentar as variabilidades e produzir sentido no trabalho. Isso significa que há sempre um lado visível e outro menos visível no trabalho a ser compreendido por pesquisadores e pelos protagonistas do trabalho, de maneira a guia-los no agir.

A Sociedade Internacional de Ergologia foi criada em 10 de maio de 2010.  Trata-se de uma associação científica cujo objetivo é reunir e fortalecer a atuação de pessoas do mundo inteiro que se interessam pela abordagem ergológica e pela exploração coletiva dos horizontes intelectuais e sociais que ela possibilita, tendo, no Brasil, sido muito utilizada no campo da saúde, da educação e da linguística, entre outros.

A SIE é gerida por uma diretoria, eleita em assembleia, que se reúne mensalmente, com parte dos seus componentes participando por videoconferência. Os congressos internacionais da SIE acontecem a cada dois anos e são os principais momentos de encontro dos seus associados.

O trabalho é algo complexo e dinâmico. Da ideia de que o trabalho é algo simples deriva a maior parte de nossas dificuldades em compreender, conhecer, organizar, formar, prevenir os riscos do trabalho, organizar a formação profissional e gerenciar, eficazmente, a atividade laboriosa e elaborar metodologias de pesquisa fecundas para abordar um assunto ligado ao trabalho.

Esse é o desafio desse 4º congresso, ampliar a reflexão e o debate sobre o trabalho em todas as suas dimensões, a partir da socialização de resultados das pesquisas e experiências apresentadas e fortalecer as redes de cooperação.

Visualizar detalhes da conferência