IV Colóquio TCHA 2018
PROGRAMAÇÃO
Dia 05/11 – segunda-feira
17:00-18:30 – CADASTRAMENTO DOS PARTICIPANTES
18:30 – ABERTURA DO IV COLÓQUIO DE TEORIA, CRÍTICA E HISTÓRIA DA ARTE
CONFERÊNCIA DE ABERTURA (19:00-21:00 – Auditório ICS/UnB)
Profa. Dra. Els Lagrou (IFCS-UFRJ)
Arte no Antropoceno: reflexões sobre uma arte relacional
DIA 06/11 – terça-feira
Mesa 1: Fora do Cânone I (14:00-15:20 – Auditório I - Biblioteca Central/UnB)
Emanuelle Santos Feitosa (IdA/UnB) - Tongues (Holy Rollers): A manifestação do Espírito Santo na pintura de Archibald John Motley Junior
Luciara Dos Santos Ribeiro (EFLCH-UNIFESP) - As modernidades artísticas africanas nas primeiras Bienais de São Paulo (1951-1961)
Juliana Proenço de Oliveira (UFRGS) - Colonização, cultura e poder: por que as esculturas africanas não conseguem sair das margens da arte?
Aline Ferreira Gomes (IFCH-UNICAMP) - O corpo masculino indígena na fotografia de Claudia Andujar e Maureen Bisilliat
Mesa 2: Mulheres e História da arte I (14:00-15:35 – Auditório II - Biblioteca Central/UnB)
Joseana Geaquinto Paganine (IdA/UnB) - O método crítico de Gilda de Mello e Souza
Natália Rezende Oliveira (PPG-Artes-UFMG) - Artistas mulheres, têxteis e política: Histórias da Arte na América Latina
Thiane Nunes (PPGAV-UFRGS) - Vanguardas artísticas díspares: sob o olhar da crítica feminista em arte
Mariana Sacon Frederico (IEB-USP) - Uma artista em Paris: o caso de Nicota Bayeux e sua obra Coeur Meurtri
Letícia Falabella Leme (IFCH-UNICAMP) - A expressão da “feminilidade” na obra “Guitarrista e Duas Figuras Femininas” de Marie Laurencin
Mesa 3: Fora do cânone II (15:40-17:00 – Auditório I - Biblioteca Central/UnB)
Anna Paula da Silva (UFBA) - Narrativas transgênero sobre presença e ausência em acervos de museus: Diálogos com Élle de Bernadini e Lyz Parayzo
Bianca Tinoco (PPG-AV/UnB) - Quanto maior o homem... : performance e instabilidade em uma feira de arte
Nicole Maia de França (IdA/UnB) - História da Arte: o Impressionismo e As Mulheres
William Rezende Quintal – (PPG-AV/UnB) - O esquecimento como projeto: o acervo etnográfico do Museu Nacional e o modernismo brasileiro da década de 1920
Gabriela Kremer Motta (UFPel) - Imagem, magia e imaginário
PAUSA PARA CAFÉ
Mesa 4: Arte e linguagens (17:30-18:50 – Auditório II - Biblioteca Central/UnB)
Rute Ferreira Silva (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) - De Giorgio Vasari à Dailyart Magazine: uma breve análise da história da arte renascentista através dos séculos
Paulo de Tarso C. de Souza Vianna (IA-UNICAMP); Haroldo Gallo (IA-UNICAMP) - Inferno: uma nova topografia
Rachel Pacheco Vasconcellos (FFLCH-USP) - DAS KONSTRUKTSIIA: arquitetura construtivista russa da projeção socialista à especulação financeira
Cristina Azra Barrenechea (IdA/UnB) - Análise multimodal de uma tela de Van Gogh
CONFERÊNCIA (19:00-21:00 – Auditório I - Biblioteca Central/UnB)
Prof. Dr. André Tavares (EFLCH-UNIFESP)
Reflexões sobre a presença de artistas britânicos em Portugal, Brasil e Cone Sul, 1780-1830.
Dia 07/11 – quarta-feira
Mesa 5: Mulheres e História da Arte II (14:00-15:20 – Auditório I - Biblioteca Central/UnB)
Janaina Nagata Otoch (ECA-USP) - Retratos vis-à-vis, olhares tête-à-tête
Letícia Fonseca Braga Machado (IAD-UFJF) - Mulheres e o Surrealismo: Leonora Carrington e Remedios Varo
Bianca Paola Comin (UTFPR) - Entre resignação e visibilidade: o feminino na voz do silêncio de Hersília
Maria de Fátima Medeiros de Souza (PPG-Arte/IdA-UnB) - A presença das mulheres na produção editorial científica ilustrada do século XIX
Mesa 6: Subversões I (14:00-15:20 – Auditório II - Biblioteca Central/UnB)
Bruna Pimentel Quintão (IdA/UnB) - Sobre a Vontade Formal Interna da Abstração
Patrícia Bueno Godoy (FAV-UFG) - Arqueologia e design: o caso do vaso marajoara (nº 8338) do Museu Nacional – UFRJ
Walace Rodrigues (UFT) - Imagens de instrumentos musicais indígenas na literatura dos viajantes do séc. XVI ao XIX: um desafio para a história da arte
Erika Kimie (IdA-UnB); Cristina Antonieva Dunáeva (IdA-UnB) - MAHKU. Reflexões sobre as produções artísticas contemporâneas dos indígenas Huni Kuin
Mesa 7: História e Historiografia da arte I (15:40-17:00 – Auditório I - Biblioteca Central/UnB)
Sara Tatiane Jesus (UEMG-Divinopólis) - Os Leonardianos: debates a cerca da autoria dos artistas milaneses e florentinos no século XVI
Maria Carolina Duprat Ruggeri (FAP-FAAP) - Claude Monet - Um artista de vanguarda? Um artista de vanguarda!
Francisca Maria de Paiva e Caravellas (Universidade de Lisboa) - Os artistas colaboradores de Oscar Niemeyer na arquitetura religiosa de Brasília
Marcelo Mari (IdA/UnB) - Menos formalismo e mais teoria social da arte: a construção de um olhar periférico da arte
Mesa 8: Subversões II (15:40-17:00 – Auditório II - Biblioteca Central/UnB)
Mariana Veras Coelho (UnB) - Os primeiros passos: como repensar a nossa relação com as imagens?”
Lívia Mara Botazzo França (IA-UNESP) - O Clinamen em Deleuze: uma Estética do Desvio
Danilo de Araujo Nogueira (EBA-UFMG) - A imagem como dispositivo de poder em uma investigação genealógica da subjetivação dos corpos
Paulo Ferreira de Carvalho Neto (IA-UFU) - Flávio de Carvalho como alegoria da liberdade
PAUSA PARA CAFÉ
Mesa 9: História e Historiografia da Arte II (17:30-18:35 – Auditório I - Biblioteca Central/UnB)
Guilherme Moreira Santos (PPG-AV/UnB) -O desejo pelo olhar e as esculturas de Robert Morris
Leandro Leão (FAU-USP) - Artistas da cidade e artistas do Palácio: Itamaraty, Brasília e a síntese das artes
Fernando Oliveira Nunes de Souza (IEB-USP) - Experiência imigrante e estratégias de inserção no campo artístico: a trajetória do casal Isai e Felícia Leirner em São Paulo
Mesa 10: Arte e linguagens II (17:30-18:50 – Auditório I - Biblioteca Central/UnB)
Thaís Lopes Camargo (PGEHA-USP) - Cada imagem é única - Exposição Audiovisual Love-Andujar, MASP, 1971
Rosane Andrade de Carvalho (PPGACV-UFG) - Audiovisuais com diapositivos na arte brasileira da década de 1970: uma abordagem inicial
Juam Carlos Thimótheo (IFCH-UNICAMP) - Cineclube no ensino médio: práticas, criticidade e afetividade
Gandhia Vargas Brandão (PPGM/UnB). Ópera e Narrativa: a arte de contar cantando. Sobre “Olga"
CONFERÊNCIA (19:00-21:00 – Auditório ICS/UnB)
Profa. Georgina G. Gluzman (Universidad de Buenos Aires)
Otras historias: mujeres artistas en el arte argentino (1890-1940)
Dia 08/11 – quinta-feira
Mesa 11: Subversões III (14:00-15:20 – Auditório I - Biblioteca Central/UnB)
Pedro Ernesto Freitas Lima (PPG-AV/UnB) - Daqui do Nordeste: considerações sobre uma história da arte contra-hegemônica
Delson Aguinaldo de Araújo Junior (Faculdade de Letras/Universidade de Lisboa) - A pintura de Diamantina e região
Cinara Barbosa (IdA/UnB) - Uma visada sobre o acervo da Casa de Cultura da América Latina: processos curatoriais na exposição Relatos Subvertidos
Gloria Alejandra Guarnizo Luna (UFSC) - Arte e Musealia nos Museus do Lixo
Mesa 12: Arte e política (14:00-15:20 – Auditório II - Biblioteca Central/UnB)
Fabricia Cabral de Lira Jordão (ECA-USP) - O ativismo institucional, as Artes Visuais e a redemocratização: em busca da institucionalização da Arte Contemporânea (1974-1989)
Wanderson Barbosa Dos Santos (PGSOL/UnB) - A propósito da sinergia entre arte e engajamento político: a teoria do escritor progressista sob o prisma da relação entre Walter Benjamin e Bertolt Brecht.
Maria do Carmo Couto da Silva (IdA/UnB) - Panteão dos Andradas em Santos: os significados de um mausoléu
Luiza Mader Paladino (PGEHA-USP) - Iniciativas Culturais do Governo Allende: Por um “Povo Continente”
Mesa 13: Subversões IV (15:30-16:50) – Auditório II - Biblioteca Central/UnB
Rosa Maria Blanca (PPGAV-UFSM) - Escritura subjetiva en História del Arte
Clarissa de Castro (PPG-AV/UnB) - A ficção como processo: de Marcelo do Campo a Dora Longo Bahia
Alcimar do Lago Carvalho (Museu Nacional-UFRJ) - Flores e frutos sob julgamento: naturezas-mortas neerlandesas do século XVII como mimeses da cena do Juízo Final
Samanta Guimarães Natalino Castro (PPGEduc-UFF) - O Atelier FINEP e Aby Warburg
PAUSA PARA CAFÉ
Mesa 14 - Subversões V (17:20-18:40) – Auditório II -Biblioteca Central/UnB)
Gregório Soares (IdA/UnB) - Amolações interrompidas: gesto e precipitação em Almeida Júnior
Cecília Mori (IdA/Unb) - História da Arte como Cabine da Mentira: possíveis re-cursos da escrita
Laíse Frasão Barros (PPGFAU-UnB) - Panorama da construção histórica de patrimônio cultural no Brasil e o modernismo brasileiro dos anos 20 a 50
Mariana Leão Silva (PGEHA-USP) - Participação feminina na primeira Bienal de São Paulo: o caso de Maria Leontina
CONFERÊNCIA E MESA REDONDA COM PARTICIPANTES (19:00-21:00 - Auditório ICS/UnB)
Prof. Dr. Mario Sartor (Università di Udine)
Hacia una historia del arte latinoamericano inclusiva: diálogos entre centros y periferias. una cuestión de lectura cultural
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .