Valores humanos e Consumo sustentável - ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho de 2017, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade / FINATEC da Universidade de Brasília. É uma realização conjunta das Universidades de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal da Bahia.
As mudanças no meio ambiente vêm sendo um grande desafio para a sociedade em geral, assim como para as empresas. Ultimamente tem-se tido muitas discussões acerca da sustentabilidade do planeta e de como aspectos sociais, ambientais e econômicos estão estreitamente ligados e juntos devem ser considerados.
A Contabilidade, no seu campo de atuação, tem por objetivo produzir informações que possam auxiliar no processo de gestão, visando a melhor alocação de recursos para se ter ecoeficiência e satisfação das partes envolvidas em termos de benefícios e retorno de investimentos. Neste sentido, pode ser um instrumento de fundamental importância para gerenciar a aplicação de recursos na gestão socioambiental do cenário com que interage.
Sabe-se que o elevado nível de degradação do meio ambiente e os desajustes sociais provocados pelas atividades econômicas e humanas exigem investimentos vultosos por parte das companhias para recuperação de danos, quando elas são as responsáveis pelo fato gerador, ou para amenizar os efeitos nocivos das operações em curso, entretanto, tais gastos devem ser realizados de forma gradativa e ponderados proporcionalmente à capacidade produtiva, sob o risco de inviabilizar o negócio, causando impactos econômicos e sociais.
Neste sentido, pesquisas têm sido realizadas para identificar a forma de atuação das companhias, os efeitos econômicos, sociais e ambientais decorrentes, as particularidades de segmentos econômicos específicos, indicadores de gestão e de resultados, obrigações decorrentes da adaptação dos processos operacionais existentes, ou multas por infração às legislações ambientais pertinentes, evidenciação de informações ambientais, regulamentação, entre outras. A consolidação dessas informações tende a ser uma grande contribuição para o desenvolvimento sustentável na medida em que os problemas possam ser vistos e entendidos em todas as suas dimensões e, a partir daí, imagina-se que as alternativas de soluções possam ser desenvolvidas com a maior clareza dos casos e eventos.
O objetivo da CSCA é induzir pesquisas no campo da contabilidade para sustentabilidade, para promover na divulgação de seus resultados além de contribuir para que os achados desta investigação sejam aplicados para a compreensão e solvência de problemas das organizações e sociedade.
O evento deverá contar com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e profissionais atuantes na área de contabilidade empresarial do Brasil e da América Latina, interessados na discussão da contabilidade para sustentabilidade.
O I Congresso Virtual do Desassossego pela Cátedra Agostinho da Silva está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.