Políticas das Modalidades

GT Cultura e Cidadania

O GT Cultura e Cidadania se dedica aos estudos sobre cultura, cidadania e suas interfaces. Os cenários atuais e históricos da cultura da comunicação considerando os efeitos culturais das práticas midiáticas e estudos culturais.  Os processos midiático-comunicacionais no âmbito das culturas populares, das redes de movimentos sociais, comunitários, populares e sindicais. Estudo das articulações entre comunicação e cidadania na perspectiva social, cultural e política nos campos da comunicação incluindo a participação social e participação pública. Processos de comunicação relacionados às esferas das cidadanias civil, econômica, social, política, cultural, intercultural, transnacional, global e socioambiental.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT Jornalismo

Estudos teóricos, empíricos e/ou aplicados de jornalismo e seus meios, bem como o Jornalismo como vetor de desenvolvimento econômico e social e a evolução do Jornalismo e seus produtos. Estudos que os Gêneros Jornalísticos; História do Jornalismo; História da Imprensa; Jornalismo Impresso; Telejornalismo; Jornalismo de Televisão; Webjornalismo; Teoria do Jornalismo, Rotinas de produção, Linguagem jornalística, Produção e Recepção, Análise de coberturas.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT Etnia, Raça, Gênero e Sexualidades

Estudos sobre processos de visibilização e invisibilização de corpos e sujeitos a partir das relações de etnias, raças, gêneros e sexualidades nos produtos e processos comunicacionais em suas dimensões históricas, políticas, estéticas, culturais, trans-identitárias, de mobilização social, de violências, dentre outros. Estudos sobre protagonismos, representações e identidades; A relação de aspectos teóricos- conceituais e metodológicos, tensões e contribuições sobre gêneros, sexualidades e etnia com o pensamento comunicacional.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT Imagem, Audiovisual, Som e Música

O GT Imagem, Audiovisual e Música se dedica às investigações teóricas, históricas e empíricas do cinema, televisão, fotografia, música, som, rádio e outras mídias sonoras voltados para aspectos estéticos, tecnológicos, socioeconômicos e políticos contemplando as dinâmicas de produção, circulação e consumo nos ambientes midiáticos. Também contempla estudos sobre linguagens, técnicas, estética e questões éticas as noções de imagem, audiovisual e música como acontecimento, experiência e performance.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT Comunicação e Políticas Públicas, Democracia e Transparência

Abrange estudos teóricos e empíricos dedicados a investigar discursos, linguagens, fenômenos da comunicação realizada por agentes do campo político e da sociedade civil; cobertura midiática sobre os agentes e as instituições da política; mídia e eleições; regimes políticos e suas relações com o campo da comunicação; teoria política, opinião pública e espaço público; propaganda política; o acontecimento político e a mídia; formas de uso político das tecnologias de comunicação; comunicação pública, democracia comunicacional e transparência nas mídias

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT Mídias Sociais

O GT Mídias Sociais envolve estudos sobre produtos e processos comunicacionais na cultura midiática, abrangendo reflexões sobre práticas de produção, circulação e recepção em diferentes mídias. Estudos sobre crítica, valor e consumo. Reflexões acerca de  Intermidialidades, transmidialidades, convergências, redes sociais.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT Narrativas, Estéticas e Subjetividades

O GT explora a interseção entre os fenômenos comunicacionais e as teorias estéticas, bem como estudos sobre narrativa, enunciação e discursos.Abrange o pensar questões relacionadas à estética de processos da comunicação de modo a alcançar patamares da sensibilidade, do afeto, do gosto estético, da performance da experiência estética e da dimensão política que envolve as diversas epistemologias das narrativas, das estéticas e das subjetividades.

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT Teorias e Metodologias

O GT Teorias e Metodologias se propõe analisar a Comunicação a partir das várias correntes teóricas e suas perspectivas metodológicas e epistemológicas. Pensar o processo, o campo teórico, o objeto, o estatuto disciplinar do saber comunicacional e contribuições de outros campos para a área da Comunicação. Para tanto, o GT acolhe resultados de pesquisas teóricas, epistemológicas, metodológicas e empíricas que tenham como essência as discussões pertencentes às teorias da comunicação.

 

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.