Submissões online
Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Conferências da UnB?
Acesso
Não possui Login/Senha?
Inscrições
A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.
Itens de Verificação para Submissão
Orientações
Leia com atenção as orientações a seguir. Em todos os tópicos, clique no quadrado à esquerda para confirmar a ciência dos critérios requeridos para a submissão de trabalhos.Modalidades de apresentação
Para o 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, os trabalhos poderão ser apresentados na forma de Comunicações Livres ou de Comunicações Coordenadas.
Para o II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, os trabalhos poderão ser encaminhados somente na forma de Comunicações Livres.
Comunicações Livres
Para as Comunicações Livres, o autor precisa encaminhar o artigo completo, que deve conter de 20 mil a 35 mil caracteres (com espaço), já inclusas as referências bibliográficas e notas de rodapé. São obrigatórios os seguintes itens: título, resumo de até 10 linhas, 5 palavras-chave, resumo do currículo do autor em até 3 linhas (incluindo sua vinculação institucional).
O texto deve ser redigido em fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhamento 1,5. Citações recuadas devem ser redigidas em corpo 10, entrelinhamento simples.
O autor deve redigir o texto utilizando o modelo elaborado para o evento, o qual será disponibilizado para download na página da SBPJor (http://www.sbpjor.org.br) , a partir do início das datas de inscrição. O tamanho total do arquivo não deve exceder 2 Mb (dois megabytes).
Comunicações Coordenadas
As Comunicações Coordenadas poderão ser propostas por associados plenos (doutores) da SBPJor. Cada Coordenada deve ter de quatro a seis trabalhos, com pelo menos três autores doutores de diferentes instituições. O proponente deverá ser um dos autores da Coordenada. São obrigatórios os seguintes itens: título da Comunicação Coordenada, ementa que sintetize e justifique a proposta da Comunicação Coordenada (10 a 15 linhas), 5 palavras-chave.
Todos os artigos que compõem a Comunicação Coordenada deverão ser encaminhados completos, seguindo as mesmas regras estabelecidas para as Comunicações Livres, conforme os critérios especificados no item 2 da chamada de trabalhos.
As Comunicações Coordenadas devem ser inscritas em conjunto, pelo proponente, a partir do seu cadastro. Ou seja, proponente inscreve com o seu cadastro todos os textos que compõem a Coordenada. A proposta de coordenada deve ser anexada como "arquivo original" e os textos como "documentos suplementares".
Seleção
As Comunicações Livres destinadas ao 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo que estiverem adequadas às regras estabelecidas no item 2 da chamada de trabalhos serão avaliadas em seu mérito científico por pelo menos dois pareceristas indicados pela Diretoria Científica dentre os associados plenos (doutores) da SBPJor ou por doutores pareceristas ad hoc.
Serão consideradas aprovadas as Comunicações Livres que receberem dois pareceres favoráveis. Casos de empate serão decididos por um terceiro parecerista ou, havendo necessidade, pela Diretoria Científica.
As Comunicações Coordenadas destinadas ao 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, as quais estiverem adequadas às regras estabelecidas nos itens 2 e 3 da chamada de trabalhos, serão avaliadas em seu mérito científico por pelo menos dois membros do Conselho Científico da SBPJor ou da Diretoria Executiva da entidade.
Serão consideradas aprovadas as Coordenadas que receberem dois pareceres favoráveis. Casos de empate serão decididos por um terceiro membro do Conselho Científico ou, havendo necessidade, pela Diretoria Científica.
A proposta de Coordenada poderá ser aprovada no todo ou em parte, havendo possibilidade de recusa individual.
Se os trabalhos não forem aprovados como Coordenada, mas o forem individualmente, serão automaticamente distribuídos entre as Comunicações Livres.
As Comunicações Livres destinadas à seleção do II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, as quais estiverem adequadas às regras estabelecidas no item 2 da chamada de trabalhos, serão avaliadas por dois pareceristas indicados pela Diretora Científica dentre os associados plenos (doutores) da SBPJor, por doutores pareceristas ad hoc ou por professores doutorandos associados ou professores doutorandos pareceristas ad hoc.
Serão considerados aprovados os trabalhos que receberem dois pareceres favoráveis. Casos de empate serão decididos por um terceiro parecerista ou, havendo necessidade, pela coordenação do II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo.
Os trabalhos que estiverem fora do tamanho e/ou não cumprirem os itens obrigatórios não serão submetidos à avaliação.
Todos os trabalhos serão enviados aos avaliadores sem identificação de autoria, no sistema de avaliação cega.
Critérios de avaliação
Todos os trabalhos serão avaliados a partir dos seguintes critérios: pertinência ao campo da pesquisa em jornalismo, relevância científica, explicitação do problema de pesquisa ou objetivo, adequação e atualização da bibliografia de referência, qualidade da reflexão teórica, explicitação e consistência da metodologia (quando pertinente), domínio da linguagem científica, adequação do título e das palavras-chave ao objeto de estudo.
Instruções adicionais
Os trabalhos necessariamente devem ser inéditos. Por inéditos, compreendem-se textos que não foram publicados ou divulgados em formato de artigo em qualquer tipo de suporte, nem apresentados em outros congressos científicos.
Serão considerados inéditos trabalhos decorrentes de pesquisas realizadas bem como de monografias, dissertações e teses já defendidas, desde que obedeçam ao estabelecido no item 8.1 da chamada de trabalhos.
O autor que descumprir o item 8.1 e, por ventura tiver seu trabalho selecionado e incluído nos Anais do 10º Encontro, ficará automaticamente impedido de apresentar trabalho no 11º Encontro da SBPJor.
Cada autor pode submeter apenas um trabalho, em autoria individual ou em co-autoria. Não é permitido ao mesmo autor participar simultaneamente de uma Comunicação Coordenada e de uma Comunicação Livre, mesmo em co-autoria. A regra vale também para o II Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo. No caso do II Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, o nome do orientador não é considerado como acúmulo de co-autoria, mas como já observado, deverá constar no trabalho abaixo do nome do autor.
Para submissão no 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, trabalhos de graduandos serão aceitos em regime de co-autoria com pesquisadores que tenham, no mínimo, título de mestre.
Declaração de Direito Autoral
Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International