Políticas da Conferência

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão avaliados de forma cega por pelo menos dois pareceristas indicados pelo Comitê Científico. O tempo para avaliação será de 1 mês, conforme calendário da organização.

A avaliação dos manuscritos a serem submetidos considera, além do enquadramento à posposta do Simpósio, os seguintes aspectos:

  • Definição clara do problema de pesquisa: qual é o problema a ser investigado e porque ele é importante.

  • Apresentação do estado da arte do problema, evidenciando a ponta do conhecimento, para além da revisão dos clássicos. Posicionamento do trabalho em relação a esse estado da arte nacional e internacional no campo.

  • Definição dos aspectos teóricos da abordagem e uso preciso de conceitos e terminologia.

  • Apresentação da abordagem metodológica e descrição clara dos meios, procedimentos e passos utilizados para iluminar o problema em questão e gerar conhecimentos e evidências a seu respeito.

  • Estudo empírico (se aplicável): busca por evidências que permitam corroborar ou rejeitar as proposições do artigo. A extensão nos casos e robustez dos dados são qualidades particularmente bem-vindas.

  • O artigo deve evidenciar a correspondência entre (i) os aspectos de interesse no problema de pesquisa, (ii) os conceitos a serem usados e/ou propostos para entender o problema, (iii) os procedimentos metodológicos usados ou desenvolvidos para tanto, (iv) os aspectos estudados empiricamente nos casos, e (v) os achados e contribuições.

  • O artigo deve fazer a discussão dos achados à luz dos conceitos e métodos propostos e do estado da arte.

  • As conclusões devem retomar as principais proposições e achados do artigo, explicando claramente quais são suas contribuições ao estado da arte. Descrição de como os achados se comparam aos de outras abordagens e trabalhos disponíveis. Discussão dos limites do trabalho.

  • Uso de referências: atenção ao trabalho dos pares e dos clássicos, com amplitude na cobertura da literatura e adequação temática.

 

 

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.

 

Eixos temáticos

1. Teoria, métodos e técnicas

A sessão explora conceitos, métodos e técnicas da Teoria da Sintaxe Espacial, particularmente em seus desdobramentos em função de novos desafios da pesquisa, sempre com o foco nas relações dos sistemas de encontros e esquivanças com a configuração espacial, em todas as escalas dos lugares socialmente apropriados.

2. Assentamentos humanos

A configuração dos conjuntos edificados, existentes ou em projeto, em quaisquer situações – da pequena aldeia às metrópoles; as relações entre as configurações e os modos de vida correlatos; a configuração dos conjuntos como recurso socialmente utilizado, como integrante de modos de ter, pensar, agir e sentir; relações entre as configurações e os valores abraçados por esses microcosmos sociais; transformações no tempo: contradições ou descompassos entre a configuração dos lugares e os modos de vida.

3. Edificações

A configuração do espaço interno das edificações, existentes ou em projeto; o espaço doméstico e modos de habitar; os espaços institucionais, de comércio ou de serviços; relações entre categorias dos sujeitos sociais e sua classificação por meio da configuração edilícia.



Gurpo de pesquisa Dimensões Morfológicas do Processo de Urbanização - DIMPU

FAU - UnB