Jornada Discente de Pesquisa em Comunicação abre prazo para recebimento de submissões de trabalhos

Evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de agosto em Brasília

A Organização da III Jornada Discente de Comunicação (JDC) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB) abriu, nesta segunda-feira (17), o prazo para recebimento de submissões de trabalhos (saiba mais). As informações estão contidas no site do evento, uma novidade da Organização para esta edição. No espaço, estão expostas as normas para que discentes de pós-graduação de todo país, e estudantes de graduação da FAC/UnB que estejam em fase de elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentem suas pesquisas (acesse o template para a submissão). As submissões ocorrem do dia 17 de junho a cinco de julho (confira o passo-a-passo para saber como submeter). A edição terá como tema “A Comunicação no processo de produção e de disputas de narrativas”. O objetivo é estimular a reflexão em torno das disputas narrativas observadas em diferentes meios de comunicação. O evento ocorrerá nas dependências da FAC, nos dias 15 e 16 de agosto, sem cobrança de taxa de inscrição.

A III JDC prevê na programação duas mesas de debates, Grupos de Trabalho (GTs) e duas oficinas. Uma das mesas abordará o tema da JDC de 2019 e a outra discutirá “O papel do/a pesquisador/a na autonomia acadêmica e no enfrentamento à censura”. Já as oficinas refletirão sobre “Como preencher o Lattes” e “Como publicar em revistas acadêmicas”. No total, serão ofertados oito grupos de trabalho, são eles: GT1 – Cultura e Cidadania; GT2 – Jornalismo; GT3 – Etnia, gênero e sexualidades; GT4– Imagem, Audiovisual e Música; GT5 – Comunicação e Políticas Públicas, Democracia e Transparência; GT6 – Mídias Sociais; GT7 – Narrativas, Estéticas e Subjetividades; GT8 – Teorias e Metodologias.Para esta edição, já estão confirmados os professores e professoras: Luiz Martino (UnB), Alberto Marques (UCB), Tiago Quiroga (UnB), Clarissa Motter (UCB), Christiana Freitas (UnB), Fernando Resende (UFF), Gustavo Castro (UnB), Fernando Paulino (UnB), Rafiza Varão (UnB), Gabriela Freitas (UnB).

A Jornada Discente de Comunicação é um evento voltado para a reflexão coletiva das pesquisas desenvolvidas por pós-graduandas/os em Comunicação de todo país, e tem como proposta estimular o debate em torno da prática da pesquisa. O encontro é uma iniciativa do corpo discente do PPGCom FAC/UnB em parceria com professoras/es e a coordenação do Programa.

 

Edições anteriores

A primeira edição ocorreu entre os dias nove e 11 de agosto de 2017 e teve como tema “Metodologia de Pesquisa em Comunicação”. Além de pós-graduandas/os da FAC, apresentaram trabalhos pesquisadoras/es da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Na ocasião, foi realizada uma mesa redonda a respeito das “Perspectivas Metodológicas de Teses em Comunicação: a Experiência de Quatro Egressas do PPGCom/UnB”e uma palestra com o tema da JDC de 2017. No total, 64 trabalhosforam apresentados e debatidos, distribuídos em nove GTs: Métodos em Comunicação; Práticas Jornalísticas
Coordenação; Métodos em Comunicação; Identidade Profissional e Transformações no Jornalismo; Cultura, Estética e Imagens; Comunicação Governamental e Políticas Públicas; Mídias Sociais Digitais; Teoria e Epistemologia da Comunicação; Cinema e Fotografia.

A segunda edição da JDCteve como tema a "Pesquisa em tempo de crise". O objetivo era debater as dificuldades em realizar pesquisa científica, especificamente, em ciências humanas e em ciências sociais aplicadas, em um cenário de crise econômica, social e política, que colaborou com os cortes de recursos financeiros da educação.Entre os dias 15 e 17 de agosto de 2018, foram apresentados 70 trabalhos e projetos de pesquisa de estudantes da UnB, UFG, Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Universidade Federal do Cariri (UFCA). Os trabalhos foram distribuídos em oito GTs: Políticas Públicas e Economia Política da Comunicação; Teorias e Metodologias; Comunicação Pública, responsabilidade social e transparência; Jornalismo; GT Gênero e Mídias; Comunicação, Cultura e Cidadania; Narrativas, Estéticas e Subjetividades; Fotografia; Publicidade e Mídias Sociais.Na edição de 2018, também foram proferidas duas palestras, uma com o tema da JDC daquele ano e outra que abordou o “Fórum sobre saúde mental na pós-graduação”.

Comunicação III JDC