Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Conferências da UnB?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UnB / Io ENCONTRO TEMÁTICO MÚSICA EM CONTEXTO (PPGMUS-UnB)

Utilizamos o estilo Chicago, formato NOTAS e BIBLIOGRAFIA para todas as nossas publicações e não serão aceitos artigos e resenhas que estiverem fora das Normas Técnicas, discirmindas abaixo, estilo Chicago disponível em:http://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide.htm

NORMAS TÉCNICAS

a)  As propostas devem ter uma extensão entre 750 e 1.000 palavras (excluindo título, dados pessoais e bibliografia).

b)  Serão aceitos propostas no idioma português, espanhol e inglês.

c)  A submissão de trabalhos dar-se-á pelo envio por meio da plataforma SOAC, disponível em: http://soac.unb.br/index.php/SIM/2SIM/

d)  As normas técnicas exigidas correspondem ao estilo bibliográfico da Universidade de Chicago, 16a ed., formato “Notas e Bibliografia,” e disponível em: http://www.chicagomanualofstyle.org/16/contents.html

e)  A versão final deverão ser redigidos preferencialmente a partir do “Template para trabalhos escritos” (disponível na plataforma SOAC e na página do PPGMUS-UnB) e digitados no programa Microsoft Word (ou equivalente) em formato DOC, DOCX, ou ODT. Usar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1.5, alinhamento à esquerda.

f)  As palavras e expressões estrangeiras (diferentes do idioma do texto), assim como as citações em língua estrangeira (também em relação ao idioma principal) devem ser colocadas em estilo de fonte itálico.

g)  As notas devem ser inseridas no rodapé (e não ao final do texto, ou endnote). A formatação segue o estilo Chicago 16a ed. formato “Notas e Bibliografia,” evitando-se o uso excessivo de notas de rodapé. Para essas notas, usar fonte tamanho 10, espaço 1.0.

h)  Citações de até três linhas devem ser inseridas no texto – colocadas entre aspas (“...”), seguida do sobrenome do autor e ano da edição citada, e página, entre parêntesis – como no ex.: (Blacking 1987, 79).

i)  Citações a partir de quatro linhas devem ser colocadas em destaque, sem aspas, fonte 11, em itálico, espaço simples, alinhamento em 2 cm da margem à esquerda, justificado, seguida de ponto final, e do sobrenome do autor e ano da edição citada, página, entre parêntesis, sem ponto final – como no ex.: Texto texto texto. (Blacking 1987, 79)

j)  No caso de citações em idioma diferente do texto, o(s) autor(es) deverá(ão) traduzir a citação para o idioma do texto, cabendo ao(s) mesmo(s) optar(em) por colocar ou não, a citação em idioma original em nota de rodapé.

k)  Gráficos, ilustrações, e figuras devem ser enviadas em separado, preferencialmente vetorizadas em Adobe Illustrator ou Corel Draw. Caso isto não seja possível, estas devem ser enviadas no formato TIFF ou JPEG, com resolução mínima de 300 dpi. Os mesmos devem ser acompanhados das devidas indicações de ordem numérica e legenda (ex.: Figura 1: descrição sintética com as devidas referências, etc.). Fotografias devem ser enviadas no formato TIFF ou JPEG, com resolução mínima de 300 dpi, e com as devidas referências. Gráficos, ilustrações, figuras, fotografias e/ou tabelas já publicadas ou protegidas por direito autoral, devem ser acompanhadas de uma autorização escrita da respectiva fonte.

l)  Referências Bibliográficas: devem ser colocadas ao final do Artigo, em espaço simples, com alinhamento apenas a esquerda (iniciando com o sobrenome do(s) autor(es), o sobrenome e nome com primeira letra em maiúscula (title case), orientando-se pelas normas do estilo Chicago, formato “Notas e Bibliografia,” espaçamento simples, e como exemplificadas no “Template...” e a seguir. 
Nos exemplos a seguir, o formato da entrada bibliográfica é seguida do formato de notas na forma plena (1) e abreviada (2).

Livro com único autor ou editor

DeNora, Tia. After Adorno – rethinking music sociology. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

  1. Tia DeNora, After Adorno - rethinking music sociology (Cambridge: Cambridge University Press, 2003), 99-100.
  1. DeNora, After Adorno..., 99.

Livro com dois autores ou editores

Philpott, Chris e Charles Plummeridge, eds. Issues in music teaching. London: Routledge, 2001.

  1. Chris Philpott e Charles Plummeridge, eds., Issues in music teaching (London: Routledge, 2001).
  1. Chris Philpott e Charles Plummeridge, eds., Issues in music teaching, 56.

Livro com três ou mais autores e/ou editores

Brook, Barry, Edward O. D. Downes, e Sherman Van Solkema, eds., Perspectives in Musicology. New York: W. W. Norton & Company Inc., 1972.

  1. Barry Brook, Edward O. D. Downes, e Sherman Van Solkema, eds. Perspectives in Musicology (New York: W. W. Norton & Company Inc., 1972).
  1. Brook, Downes, e Solkema, Perspectives in Musicology..., 55.

Livro com autor e editor ou tradutor

Cook, Nicholas. Music: a very short introduction. Traduzido por Beatriz Magalhães Castro. Brasília: EdUnB, 2020.

  1. Nicholas Cook, Music: a very short introduction. Traduzido por Beatriz Magalhães Castro (Brasília: EdUnB, 2020).
  2. Cook, Music..., 35.

Capítulo de livro ou Verbete assinado em enciclopédia

Gould, Glenn. “Streisand as Schwarzkopf.” In The Glenn Gould Reader, edited by Tim Page, 308–11. New York: Vintage, 1984.

  1. Glenn Gould, “Streisand as Schwarzkopf,” in The Glenn Gould Reader, ed. Tim Page (New York: Vintage, 1984), 310.
  1. Gould, “Streisand as Schwarzkopf,” 309.

Artigo em Periódico

Piedade, Acácio Tadeu de Camargo. “Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades.” Opus, Ano 10, n.10 (2004): 113-123.

  1. Acácio Tadeu de Camargo Piedade. “Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades.” Opus, Ano 10, n.10 (2004): 113-123.
  1. Piedade. “Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades.” Opus, 120.

Entrevistas (o autor é o entrevistado e não o entrevistador)

Bellour, Raymond. “Alternation, Segmentation, Hypnosis: Interview with Raymond Bellour.” By Janet Bergstrom. Camera Obscura, nos. 3–4 (Summer 1979): 89–94.

  1. Raymond Bellour, “Alternation, Segmentation, Hypnosis: Interview with Raymond Bellour,” by Janet Bergstrom, Camera Obscura, nos. 3–4 (Summer 1979): 89–94.
  1. Bellour, “Alternation, Segmentation, Hypnosis: Interview with 
 Raymond Bellour,” Camera Obscura, 89–94.

Dissertações ou teses

Scarpa, Paulo Cesar Almeida. “Transgressão, Mercado e Distinção: A Violência Extrema no Cinema.” Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná, 2007.

  1. Paulo Cesar Almeida Scarpa, “Transgressão, Mercado e Distinção: A Violência Extrema no Cinema” (Dissertação de Mestrado, UFPR, 2007), 65-66.
  1. Scarpa, “Transgressão, Mercado e Distinção: A Violência Extrema no Cinema,” 65-66.

Trabalho publicado em Anais de Evento (tratado como capítulo de livro)

Souza, Jusamara. “Múltiplos espaços e novas demandas profissionais: reconfigurando o campo da Educação Musical.” In Anais do X Encontro Anual da ABEM. Porto Alegre, 2001: 85-92.

  1. Jusamara Souza, “Múltiplos espaços e novas demandas profissionais: reconfigurando o campo da Educação Musical,” (Comunicação In Anais do X Encontro Anual da ABEM. Porto Alegre, 2001: 85-92.
  1. Jusamara Souza, “Múltiplos espaços e novas demandas profissionais: reconfigurando o campo da Educação Musical,” 85-92.

Trabalho apresentado em eventos

Teplin, Linda A., Gary M. McClelland, Karen M. Abram, and Jason J. Washburn. “Early Violent Death in Delinquent Youth: A Prospective Longitudinal Study.” Paper presented at the Annual Meeting of the American Psychology-Law Society, La Jolla, CA, March 2005.

Raymond Bellour,” Camera Obscura, 89–94.

  1. Linda A. Teplin, et al, “Early Violent Death in Delinquent Youth: A Prospective Longitudinal Study” (paper, Annual Meeting of the American Psychology-Law Society, La Jolla, CA, March 2005).
  1. Linda A. Teplin, et al, “Early Violent Death in Delinquent Youth: A Prospective Longitudinal Study,” 55.

Pôsteres apresentados em eventos

Rohde, Hannah, Roger Levy, and Andrew Kehler. “Implicit Causality Biases In uence Relative Clause Attachment.” Poster presented at the 21st CUNY Conference on Human Sentence Processing, Chapel Hill, NC, March 2008.

  1. Hannah Rohde, Roger Levy, and Andrew Kehler. “Implicit Causality Biases In uence Relative Clause Attachment” (Poster, 21st CUNY Conference on Human Sentence Processing, Chapel Hill, NC, March 2008).
  1. [não se aplica já que pôster não tem páginas múltiplas]

Conteúdo web (inclui dados sobre data de revisão e modificação quando disponíveis)

Microsoft Corporation. “WD2000: Visual Basic Macro to Assign Clipboard Text to a String Variable.” Revision 1.3. Microsoft Help and Support. Last modified November 23, 2006. http://support.microsoft. com/kb/212730.

Partitura publicada

Mozart, Wolfgang Amadeus. Sonatas and Fantasies for the Piano. Prepared from the autographs and earliest printed sources by Nathan Broder. Rev. ed. Bryn Mawr, PA: Theodore Presser, 1960.

  1. Wolfgang Amadeus Mozart, Sonatas and Fantasies for the Piano. Prepared from the autographs and earliest printed sources by Nathan Broder. Rev. ed. (Bryn Mawr, PA: Theodore Presser, 1960).
  1. Mozart, Sonatas and Fantasies for the Piano, 32.

Verdi, Giuseppe. Il corsaro (melodramma tragico in three acts). Libretto de Francesco Maria Piave. Elizabeth Hudson, ed. 2 vols. In The Works of Giuseppe Verdi, ser. 1, Operas. Chicago: University of Chicago Press; Milan: G. Ricordi, 1998.

  1. Giuseppe Verdi, Il corsaro (melodramma tragico in three acts), libretto by Francesco Maria Piave, ed. Elizabeth Hudson, 2 vols., The Works of Giuseppe Verdi, ser. 1, Operas (Chicago: University of Chicago Press; Milan: G. Ricordi, 1998).
  1. Verdi, Il corsaro (melodramma tragico in three acts), 55-56.

Partitura não publicada (manuscritos)

Shapey, Ralph. “Partita for Violin and Thirteen Players,” score, 1966, Special Collections, Joseph Regenstein Library, University of Chicago.

  1. Ralph Shapey, “Partita for Violin and Thirteen Players,” score, 1966, Special Collections, Joseph Regenstein Library, University of Chicago.
  1. [usar forma abreviada se necessário, apenas incluindo número da páginas ou páginas]

Gravação em CD (alguns exemplos)

Mozart, Wolfgang Amadeus. Don Giovanni. Orchestra and Chorus of the Royal Opera House, Covent Garden. Sir Colin Davis. With Ingvar Wixell, Luigi Roni, Martina Arroyo, Stuart Burrows, Kiri Te Kanawa, et al. Recorded May 1973. Philips 422 541-2, 1991, 3 compact discs.

Pink Floyd. Atom Heart Mother. Capitol CDP 7 46381 2, 1990, compact disc. Originally released in 1970.

Rubinstein, Artur. The Chopin Collection. RCA Victor/BMG 60822-2-RG, 1991, 11 compact discs. Recorded 1946, 1958–67.

Weingartner, Felix von (conductor). 150 Jahre Wiener Philharmoniker. Preiser Records, PR90113 (mono), 1992, compact disc. Recorded in 1936. Includes Beethoven’s Symphony no. 3 in E- at Major and Symphony no. 8 in F Major.

The Fireside Treasury of Folk Songs, vol. 1, orchestra and chorus dir. Mitch Miller, Golden Record A198:17A–B, 1958, 33 rpm.

New York Trumpet Ensemble, with Edward Carroll (trumpet) and Edward Brewer (organ), Art of the Trumpet, recorded at the Madeira Festival, June 1–2, 1981, Vox/Turnabout, PVT 7183, 1982, compact disc.

Richard Strauss, Don Quixote, with Emanuel Feuermann (violoncello) and the Philadelphia Orchestra, conducted by Eugene Ormandy, recorded February 24, 1940, Biddulph LAB 042, 1991, compact disc.

Billie Holiday, vocal performance of “I’m a Fool to Want You,” by Joel Herron, Frank Sinatra, and Jack Wolf, recorded February 20, 1958, with Ray Ellis, on Lady in Satin, Columbia CL 1157, 33 rpm.

Vídeo (imagem em movimento)

Slides e Filmes (curtas e longas)

The Greek and Roman World. Chicago: Society for Visual Education, 1977. Filmstrip, 44 min.

Louis J. Mihalyi, Landscapes of Zambia, Central Africa (Santa Barbara, CA: Visual Education, 1975), 35 mm slides, 40 frames.

DVDs e videocassettes

Cleese, John, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, and Michael Palin. “Commentaries.” Disc 2. Monty Python and the Holy Grail, special ed. DVD. Directed by Terry Gilliam and Terry Jones. Culver City, CA: Columbia Tristar Home Entertainment, 2001.

Handel, George Friederic. Messiah. Atlanta Symphony Orchestra and Chamber Chorus, Robert Shaw. Performed December 19, 1987. Ansonia Station, NY: Video Artists International, 1988. Videocassette (VHS), 141 min.

Michael Curtis and Gregory S. Malins, “The One with the Princess Leia Fantasy,” Friends, season 3, episode 1, directed by Gail Mancuso, aired September 19, 1996 (Burbank, CA: Warner Home Video, 2003), DVD.

“Crop Duster Attack, ”North by Northwest, directed by Alfred Hitchcock (1959; Burbank, CA: Warner Home Video, 2000), DVD.

Vídeo em meio eletrônico

Harwood, John. “The Pros and Cons of Biden.” New York Times video, 2:00. August 23, 2008. http://video.on.nytimes.com/?fr_story=a425c 9aca92f51bd19f2a621fd93b5e266507191.

Pollan, Michael. “Michael Pollan Gives a Plant’s-Eye View.” Filmed March 2007. TED video, 17:31. Posted February 2008. http://www.ted.com/index.php/talks/michael_pollan_gives_a_plant_s_eye_view.html

A. E. Weed, At the Foot of the Flatiron (American Mutoscope and Biograph Co., 1903), 35 mm lm, from Library of Congress, The Life of a City: Early Films of New York, 1898–1906, MPEG video, 2:19, http:// lcweb2.loc.gov/ammem/papr/nychome.html

“HOROWITZ AT CARNEGIE HALL 2-Chopin Nocturne in Fm Op.55,” YouTube video, 5:53, from a performance televised by CBS on Sep- tember 22, 1968, posted by “hubanj,” January 9, 2009, http://

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi ainda publicada, nem está sendo considerada para publicação em outra conferência (caso necessário, oferecer informações no campo Comentários ao Presidente da Comissão Científica).
  2. O arquivo de submissão está no formato Microsoft Word.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para uso.
  4. O texto da proposta (resumo expandido) está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos e está de acordo com as normas técnicas em estilo Chicago.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. Tratando-se de submissão para avaliação cega por pares, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  7. Tratando-se de proposta de apresentação artística (recital-conferência e outros), ceritfique-se se: a proposta possui título e contêm entre 500 a 1000 palavras; apresenta programa completo (mínimo de 15’ e máximo de 25’); inclui nome e datas do compositor/arranjador, título e duração de cada obra; dados do grupo e de cada participante contendo nome completo, nome artístico, instrumento; links para vídeo do grupo ou intérprete postado no YouTube que deverá conter os mesmos componentes citados.



 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.