Diretrizes para Autores
REGRAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
1. Os resumos e artigos deverão ser enviados por meio do site do evento.
2. A organização do 2º Congresso confirmará o recebimento dos resumos e artigos por email dirigido ao(s) autor(es).
3. Os resumos e artigos enviados devem vincular-se a uma das nove áreas temáticas do evento.
4. A submissão dos artigos deverá ser feita em dois arquivos, conforme informações a seguir:
Arquivo 1
a. Título do trabalho;
b. Autores/Instituição de vínculo dos autores;
c. Resumo do trabalho;
d. Método da Pesquisa: informar o método (apenas 1), dentre os 8 a seguir, que mais se relaciona com a pesquisa:
- MET1 – Analítico/Modelagem;
- MET2 – Estudo de Caso/Campo;
- MET3 – Empírico/Banco de Dados;
- MET4 – Experimental/Quase-Experimental;
- MET5 – Histórica;
- MET6 – Crítico/Interdisciplinar;
- MET7 – Orientado ao Mercado;
- MET8 – Survey/Levantamento;
e. Área de Conhecimento da Pesquisa: informar apenas uma, dentre as 9 áreas a seguir:
- AT1 – Auditoria e Perícia;
- AT2 – Educação e Pesquisa em Contabilidade;
- AT3 – Contabilidade Financeira e Finanças;
- AT4 – Contabilidade e Governança;
- AT5 – Contabilidade e Sistemas de Informações;
- AT6 – Contabilidade Gerencial;
- AT7 – Contabilidade do Setor Público;
- AT8 – Contabilidade Socioambiental;
- AT9 – Contabilidade e Tributação
Arquivo 2
Arquivo com o trabalho, sem o nome dos autores, incluindo:
- Título do trabalho;
- Resumo;
- Corpo completo do trabalho, incluindo suas seções constitutivas, referências e anexos/apêndices, se houver.
5. Admitem-se abordagens interdisciplinares, nas seguintes perspectivas metodológicas:
- Analítico/Modelagem - discussões de definições e as relações entre os conceitos
- Estudo de caso/campo - método de estudo de caso ou pesquisa de campo
- Empírico/archival - método de teste de hipóteses e questão de pesquisa
- Experimental/Quase-experimental - desenho de experimento ou quase-experimento
- Histórico - método de perspectiva e investigação histórica do pensamento e práticas contábeis
- Crítico-interdisciplinar - desenho da interelação de várias disciplinas, baseada na teoria crítica
- Orientado ao mercado - método de análise entre as diversas variáveis de mercado
- Survey - método de survey para a questão de pesquisa
6. Os trabalhos devem ser apresentados em versão definitiva, não sendo aceitas correções posteriores à remessa.
7. Só será permitida a submissão de até três trabalhos, como autor principal ou coautor.
8. O limite é de 4 autores por trabalho.
9. Os resumos e artigos devem ser elaborados no formato abaixo definido (Como elaborar os artigos).
10. Os resumos e artigos que não respeitarem as normas de submissão do presente Edital e Anexo serão desconsiderados pelo Comitê Científico.
11. O processo de submissão de trabalhos observará o seguinte cronograma:
- De 16/05/2016 a 15/07/2016: Submissão de trabalhos
- De 16/07/2016 a 14/08/2016: Avaliações dos trabalhos
- 02/09/2016: divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação, na página eletrônica oficial do 2º Congresso
- 02/09/2016 a 30/09/2016: Inscrições de autores
- 1º/06/2016 a 24/10/2016: Período das inscrições dos congressistas
- 10/10/2016: Divulgação preliminar da programação do evento
- 11/11/2016: Divulgação definitiva da programação do evento
12. Uma vez divulgado o resultado dos artigos selecionados, espera-se que pelo menos um dos seus autores/coautores confirme sua inscrição e participação no congresso para apresentar o trabalho. A inscrição deve ser feita por trabalho aprovado, ou seja, caso um único autor submeta três artigos e estes venham a ser aprovados, este deverá fazer três inscrições e efetuar os respectivos pagamentos (será dispensado do pagamento do jantar), salvo se um coautor fizer uma nova inscrição e efetuar o respectivo pagamento. O planejamento das etapas seguintes do evento assume que todos os trabalhos aprovados serão apresentados. Portanto, a Comissão Executiva do Congresso UnB de Contabilidade e Governança poderá recusar a participação, em até 2 eventos subsequentes, dos autores e coautores de trabalhos aprovados que não confirmarem sua inscrição no congresso.
13. Eventuais casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva do 2º CCG, que também poderá esclarecer eventuais dúvidas dos interessados, podendo ser contatada por meio do endereço eletrônico.
Idiomas
Serão aceitos resumos e artigos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês
Como submeter artigos
Antes de submeter um artigo, o(s) autor(es) devem cadastrar-se no portal do Congresso , no perfil 'autor'. Os artigos devem ser submetidos de acordo com os seguintes critérios e características técnicas:
- Formatação: Papel A-4 (29,7 x 21 cm); margens: superior=3cm, inferior=2cm, esquerda=3cm e direita=2cm; editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior, utilizando caracteres Times New Roman tamanho 12, espaço simples entre linhas e 6 pontos antes e depois de parágrafos.
- O artigo deverá conter no mínimo 11 e no máximo 16 páginas, incluindo título, resumo, conteúdo em si, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas. Os quadros, tabelas, gráficos e ilustrações não podem ser coloridos.
- NEGRITO deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. ITÁLICO deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira. ASPAS DUPLAS deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. Colchetes deverão ser usados dentro de textos com aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas.
- O título deverá conter até 10 palavras (excluídos artigos e pronomes) e representar o 'menor resumo' do conteúdo do artigo.
- Inserir o título na primeira página do trabalho, com as primeiras letras de cada palavra em maiúscula, seguido de resumo e palavras-chave, sem identificação do(s)autor(es).
- O autor deverá apresentar em arquivo separado página contendo:
- título do trabalho na língua em que foi escrito, nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) das seguintes informações: titulação mais alta e área de conhecimento, filiação com nome da instituição e unidade a que pertence, endereço, e-mail, telefone e fax.
- O número máximo de autores por artigo é 4, ordenados segundo a contribuição de cada um para o texto. Nomes de outras pessoas que tenham participado de forma indireta da elaboração poderão ser indicados como nota de final de texto.
- O resumo do texto, na língua em que o artigo foi escrito, deve conter até 1.350 caracteres, com espaços, e indicar, de forma clara: objetivo, método, fundamentação teórica (teoria e modelo, que dão sustentação conceitual à pesquisa) resultado, as conclusões decorrentes dos resultados, as principais contribuições do estudo, bem como, de três a cinco palavras-chave.
10. Citações deverão ser apresentadas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA. Referências completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA. Para maiores informações: American Psychological Association (APA). (2001). Publication Manual of the American Psychological Association (5th ed.). Washington, DC: Author.
11. As notas devem ser numeradas sequencialmente no corpo do texto, e apresentadas no final do artigo, após as referências.
12. Anexos e apêndices são inseridos após as referências.
13. Para publicação na revista CGG, os autores deverão assinar Carta de Direitos Autorais, cujo modelo será enviado aos autores por e-mail, reservando os direitos, inclusive de tradução a CGG.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- Os artigos submetidos à apreciação do 2º Congresso de Contabilidade e Governança devem ser inéditos no Brasil para congressos e periódicos, e inéditos no exterior para periódicos, não estando sob processo de avaliação para publicação em nenhum outro veículo de divulgação.
- A identificação de autoria deste trabalho foi totalmente removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo.
- Os arquivos para submissão não podem ultrapassar 2MB.
- Os quadros, tabelas, gráficos e ilustrações não podem ser coloridos.
- O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
- Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
Declaração de Direito Autoral
Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.
Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença
Creative Commons Attribution 3.0 Unported License que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.