Portal de Conferências da UnB, VI SEMINÁRIO HISPANO-BRASILEIRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E SOCIEDADE

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SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO: UMA metamorfose de conceitos que representam as competências do profissional da informação
Meri Nadia Marques Gerlin, Luzia Zorzal, Ana Claudia Borges Campos

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


Da relação construída entre os atores sociais que atuam na sociedade da informação, o profissional que trabalha buscando e recuperando informação, seja ele bibliotecário, educador, arquivista, contador; museólogo; administrador, etc., é um personagem que a cada dia ganha maior visibilidade nesse cenário. Tendo em vista que trabalha com atividades que exigem materialização de projetos que possam gerar retorno para a coletividade, deve planejar estratégias direcionadas a uma diversidade de ambientes de produção de informação, educação e cultura, como bibliotecas públicas, empresas, escolas, ciberespaço, museus e outros ambientes fortalecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Nesses espaços cresce cada vez mais a demanda pelo desenvolvimento de produtos e serviços que acabam requerendo a produção e gestão de conhecimentos e, por conseguinte, de competência em informação. A constatação de que esse tipo de competência se relaciona com a capacidade de buscar informações efetivas e saber usar equipamentos eletrônicos como ferramentas provenientes da sociedade da informação, permite refletir sobre a característica da sociedade em que os processos de busca, seleção, avaliação e uso da informação tornam-se efetivos. A apropriação e o crescente uso das tecnologias de informação e comunicação de forma alguma caracterizam a sociedade contemporânea no aspecto social. Essa nova estrutura de comunicação caracteriza a sociedade da informação, entendida por meio da presença das tecnologias de transmissão de dados e informação que provocam inovações em vários campos, enquanto que o conceito de sociedade do conhecimento compreende ferramentas que possibilitem uma transformação social, cultural e institucional. Com isso, questiona-se se o termo sociedade da informação é apropriado para definir o momento de transformação no campo da de atuação da Ciência da Informação e áreas afins. A retornar a uma discussão recorrente, levanta-se uma problemática que conduz ao objetivo de identificar na literatura produzida pela Ciência da Informação pesquisas que diferenciam a sociedade da informação da sociedade do conhecimento, de forma a compreender como os pesquisadores dessa área representam a metamorfose da apropriação desses conceitos. Para tanto, realiza-se uma revisão de literatura ao entender que o uso das tecnologias de informação e comunicação ocasionaram em transformações e mudanças na forma de aprender e de compartilhar conhecimento, ocorrendo numa espécie de evolução inédita nos processos de buscas e recuperação de informações e na estruturação de convivência social. O conhecimento é um dos fatores de superação das desigualdades sociais e, por mais que a sociedade da informação seja comparada com a sociedade do conhecimento, torna-se necessário trabalhar com definições que possibilitem uma diferenciação entre esses conceitos. Por mais que as novas tecnologias exerçam um papel importante não conseguem suprir as demandas crescentes da contemporaneidade no campo da busca e do uso informação com aplicação nos campos da gestão, cultura e educação.

Palavras-chave


Sociedade da informação. Sociedade do Conhecimento. Competência em informação. Ciência da Informação.