Portal de Conferências da UnB, VI SEMINÁRIO HISPANO-BRASILEIRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E SOCIEDADE

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PRODUÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA EM ESPAÇOS TEMPOS DE INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO E CULTURA
Meri Nadia Marques Gerlin

Última alteração: 2017-10-10

Resumo


O ato de ler envolve um conjunto de habilidades que garantem o sucesso de demandas individuais e coletivas no campo da leitura, desenvolvendo-se no âmbito da alfabetização (aquisição do código da escrita), do letramento (decodificação do código da leitura e da escrita) e da leitura propriamente dita (ação de ler). Ao transcender os códigos da leitura e da escrita, alcança espaços tempos formais e informais de educação fortalecidos pelas tecnologias geradas na sociedade da informação. A alfabetização é entendida como um sistema convencional de escrita, desenvolvendo-se, contudo, por meio da aprendizagem dos sistemas de escrita e leitura relacionados ao contexto social (letramento), englobando comportamentos e práticas sociais que ultrapassam o domínio do sistema alfabético e ortográfico. A prática da leitura requer aprendizagens significativas que possibilitem acesso aos fluxos de informações compartilhados na contemporaneidade, ao requisitar competências que conduzam ao uso efetivo deles. Logo, percebe-se que a aquisição da informação e a produção de conhecimento são processos interligados que concedem, a priore, uma formação integral do indivíduo e, a posteriore, a transformação social dele por meio de uma competência que gira em torno do ato de ler. A competência leitora compreende habilidades e técnicas que possibilitam aprendizagens significativas por meio do uso de diferentes modalidades de leituras (perpassando a necessidade, o interesse e o prazer), requerendo uma competência em informação que viabilize a busca, o acesso e a seleção de textos multimodais presencialmente e virtualmente. A competência em informação pode ser definida como um conjunto de habilidades necessárias para se obter o sucesso de demandas individuais e, principalmente, sociais constituídas por uma combinação de habilidades cognitivas e práticas relacionadas; demandando a aquisição de informação e a produção de conhecimentos adquiridos ao longo da vida, de forma que possa conceber no processo motivações, atitudes, emoções variadas e outros componentes sociais. Diante do exposto, torna-se possível o desenvolvimento de uma pesquisa que tem como objetivo identificar o que tem sido produzido pela Ciência da Informação sobre a competência leitora no século XXI, com a finalidade de compartilhar orientações (diretrizes) capazes de promover a apropriação de diversas modalidades de leitura em unidades de informação. Esse tipo de competência é objeto de pesquisa na Espanha e no Brasil, ao engendrar ações investigativas em torno da alfabetização em informação e alfabetização digital (competência em informação) voltada para a competência leitora em diferentes ambientes. Esta pesquisa requerer uma verificação do que tem sido produzido no âmbito dos dois países, admitindo uma combinação de estudos descritivo e exploratório. Em relação aos procedimentos, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e documental, com a finalidade de produzir material que facilite o levantamento e a análise daquilo que tem sido produzido por grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e, por conseguinte, tornar visível a produção teórica de pesquisadores que promovem um intercâmbio sobre esse tema entre instituições de ensino superior. Discutir o papel do profissional da informação como agente de formação de leitura, suscita conceitos acerca de leitura e letramento, bem como, das possíveis articulações entre a competência leitora, a alfabetização em informação e alfabetização digital, esperando alcançar, com isso, um entendimento acerca das demandas das diferentes modalidades de leituras exigidas na era da informação. Acredita-se, portanto, que o ato de ler envolve a compreensão da estrutura de um texto/informação, assim como, o estabelecimento de meios que possibilitem a comunicação das ideias suscitadas no meio social. Diante da possibilidade da leitura prazerosa à investigativa, busca-se enfatizar que a formação da competência leitora, dada a característica da sociedade da informação, deve extrapolar o espaço da escola, biblioteca e outros ambientes formais de educação, haja vista que uma grande parte da sociedade ainda não usa os variados tipos de suportes que esses espaços oferecem, talvez, porque não os reconhece como ambientes de formação de leitura social. Por esse ângulo, uma alfabetização (em informação) voltada para a competência leitora fomenta as discussões que envolvam as práticas dos sujeitos que extrapolam os murros das escolas, universidades, biblioteca e outras instituições que disseminam à informação e promovem a cultura.

Palavras-chave


Competência leitora; Competência em informação; Alfabetização digital; Alfabetização em informação; Sociedade da Informação.