Portal de Conferências da UnB, VI SEMINÁRIO HISPANO-BRASILEIRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E SOCIEDADE

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ORIGENS, MOTIVAÇÕES, PROCESSOS E USOS DO PROINFO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PORTO ALEGRE
Mara Rosane Noble Tavares, Josiane Carolina Soares Ramos

Última alteração: 2017-11-22

Resumo


O presente trabalho investigou o processo de introdução das tecnologias nas escolas estaduais de Porto Alegre, no período de 2013 a 2016. O principal objetivo do trabalho foi mapear o processo de distribuição das tecnologias do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) nas escolas da Rede Estadual de Porto Alegre a partir do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), com a finalidade de analisar as políticas públicas. Adotou-se a metodologia quali-quantitativa, combinando as pesquisas Documental, Bibliográfica, Survey e o método do Ciclo de Políticas para a análise das informações encontradas. As 256 escolas da Rede Estadual da cidade foram o escopo da pesquisa. A análise dos resultados alcançados constatou que uma política educacional nunca consegue ser totalmente efetiva, porque sofre modificações produzidas pelas vivências dos profissionais que atuam na realidade do Contexto da Prática.

Palavras-chave


ProInfo; NTE; Educação; Tecnologias; Ciclo de Políticas