Portal de Conferências da UnB, VI SEMINÁRIO HISPANO-BRASILEIRO DE PESQUISA EM INFORMAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO E SOCIEDADE

Tamanho da fonte: 
A Pesquisa em Ciência da Informação no Brasil com base no estudo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
Lillian Araújo de Rezende Alvares

Última alteração: 2017-10-05

Resumo


Descreve a pesquisa em Ciência da Informação no Brasil desenvolvida nos programas de pós-graduação stricto sensu oferecido em universidades e institutos de pesquisa no período de 2006 a 2016 sob a ótica da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), repositório digital concebido e mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) desde 2002. A metodologia utilizada é a análise automática de informação por meio da mineração de dados a partir de softwares livres. Considerando as inúmeras possibilidades de análise que emergiram da metodologia proposta, optou-se pela pesquisa espacial para estudo aprofundado. Os resultados comprovam que é possível revelar as principais instituições, áreas de concentração, pesquisadores, relacionamentos entre pares, entre outros, a partir de estudo quantitativo de metadados das teses e dissertações nacionais. De outra perspectiva, esta pesquisa demonstra que é possível mapear a ciência brasileira a partir do retrato explicitado no estudo estatístico da BDTD, revelando o que de fato integra o desenvolvimento científico e tecnológico nacional.

Palavras-chave


Análise da Informação. Ciência da Informação. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Data Mining.