Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
OS NATIVOS DIGITAIS E O USO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
Priscilla Santana Bittencourt, João Pedro Albino

Última alteração: 2015-06-15

Resumo


A presente investigação elaborou um breve panorama dos temas relacionados aos nativos digitais e a educação no século XXI. O uso das tecnologias na educação é um desafio com muitas questões em aberto, tais como: por que e como utilizar mídias digitais na educação e quais mídias utilizar. A facilidade de acesso das tecnologias digitais pelos jovens obriga o processo de ensino-aprendizagem se adaptar, para preparar e desenvolver cidadãos críticos e ativos. Com o intuito de levantar dados e refletir sobre as tecnologias digitais e a sua utilização no processo educativo dos nativos digitais, foi realizada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica sobre a origem dos nativos digitais e a sua correlação com as tecnologias da informação e comunicação. Posteriormente serão elaboradas pesquisas quantitativa e qualitativa para serem aplicadas na comunidade acadêmica (alunos e professores) em duas escolas de nível médio, uma pública e outra privada. Os resultados serão analisados e comparados com o objetivo de validar a pergunta de pesquisa e contribuir para discutir os desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação. Até o momento pode inferir que é preciso aprofundar o estudo sobre o conceito de mídias digitais e seu uso no processo educativo.

Palavras-chave


Nativos Digitais; Tecnologias; Educação; Ensino-Aprendizagem.