Portal de Conferências da UnB, IV Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL
Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Carlos Eduardo Moreno dos Santos

Última alteração: 2015-06-14

Resumo


A presente pesquisa busca identificar o papel da competência informacional (COINFO) e sua contribuição com a Educação Corporativa (EC) na construção de conhecimento organizacional. Relacionar os temas por meio de pesquisas bibliográficas demonstrando assim a importância quanto a relação entre os temas citados. Com o aumento da competitividade entre as organizações a construção de novos conhecimentos torna-se imprescindível para que as mesmas possam ser capazes de concorrer em seu ambiente. Construir e administrar o conhecimento, recurso este intangível que reside nos colaboradores torna-se um dos desafios das organizações. Nesse sentido, organizações devem buscar meios para que consigam construir novos conhecimentos. Uma das estratégias para a realização da construção do conhecimento é EC, fazendo com que a organização por meio de seus colaboradores 'aprendam a aprender'. A EC visa através de suas estratégias realizarem a construção de conhecimentos direcionados as necessidades organizacionais. Para a construção do conhecimento há um ciclo que perpassa por dados, informação e conhecimento, componentes que se relacionam de maneira rápida e dinâmica e, em muitos casos torna-se complexo compreender os limites entre os mesmos. Torna-se necessário a aplicação de métodos que visam transformar o conhecimento tácito em explicito, tornando assim o conhecimento disponível a todos na organização. Para um melhor aproveitamento das atividades da EC torna-se importante que os sujeitos organizacionais sejam alfabetizados no âmbito informacional. Podemos dizer que o desenvolvimento da COINFO deve ser considerado um pré-requisito na implementação e melhor aproveitamento da EC nas organizações, visando a construção de novos conhecimentos.

Palavras-chave


Educação Corporativa; Competência em Informação; Construção de Conhecimento; Organizações.