Portal de Conferências da UnB, III Seminário Hispânico-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade

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Os arquivos nas telas do Cinema: uma proposta metodológica para o Ensino Superior de Arquivologia
Cynthia Roncaglio, Miriam Paula Manini, Miriam Paula Manini

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


Instigadas pelas nossas trajetórias intelectuais e profissionais e pelo nosso interesse por Cinema, mais especificamente pelo uso do cinema no processo pedagógico do ensino superior de Arquivologia, decidimos estender a nossa experiência aos demais interessados, em especial docentes de Cursos de Arquivologia, tendo como objetivos abordar as possibilidades da linguagem cinematográfica no ensino-aprendizagem da Arquivologia e oferecer exemplos de uso pedagógico de diferentes gêneros de filmes em sala de aula. Dentre as justificativas para realizar este estudo, destacam-se o valor das diferentes mídias no processo de ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea, em especial o crescente uso do cinema como “recurso” pedagógico no ensino superior, a incipiente produção bibliográfica nacional e o ineditismo do tema na área de Arquivologia. Para análise arquivística de narrativas fílmicas foram selecionados filmes comerciais, facilmente acessíveis e produzidos por diretores diversos, com nacionalidades, durações e gêneros diversos, com temáticas que pudessem ser relacionadas a uma ou mais funções tradicionalmente consideradas pela Arquivologia (produção, classificação, avaliação, destinação, descrição, preservação e acesso) e/ou a serviços arquivísticos. Ao fim e ao cabo dessa pesquisa, concluímos que desenvolvemos uma proposta metodológica sistemática, mas aberta, passível de ser utilizada pelos docentes no todo ou em parte, suscetível de ser incrementada com as diferentes e diversas experiências de ensino-aprendizagem que podem enriquecer e (re)construir essa metodologia.


Palavras-chave


Arquivologia; Cinema; ensino-aprendizagem; pedagogia fílmica.