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INTERNET NA ESCOLA: POSSIBILIDADE PARA A ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL
maria conceição da silva linhares

Última alteração: 2014-08-19

Resumo


Esse artigo analisa a contribuição das práticas pedagógicas com o uso das redes sociais e ferramentas da internet para a alfabetização informacional de alunos do ensino médio. A partir de autores como Gasque (2012), Area (2006), Cuevas (2006), Soares (2002) e Freire (1987), que ressaltam que saber usar a informação significa expressar-se com e a partir dela, numa abordagem criativa, de compreensão do que se lê, de articulação de palavras chaves, de conceitos e ideias a caminho da intertextualidade. Esse saber é valorativo na sociedade atual, adjetivada pelo aumento exponencial da informação, disponível em diversos formatos e linguagens através das tecnologias da informação e comunicação, dentre elas, a internet. A abordagem qualitativa na perspectiva da observação participante é a opção que melhor atende ao objeto desse estudo por considerar na sua análise, as relações entre os sujeitos e as mediações culturais, objetivadas pelos espaços e ferramentas da internet para acender a alfabetização informacional. Desenvolver práticas pedagógicas usando as redes sociais e ferramentas da internet para trabalhar a alfabetização informacional contribuem para uma vivência significativa com a informação.


Palavras-chave


redes sociais;internet;alfabetização informacional

Referências


SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

MOREIRA, Manuel Area; MARTÍN, Afonso Gutieérrez; Fernandez, Fernando Vidal. Alfabetización digital y competencias informacionales. Madrid: Fundacíon telefônica, 2012.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Editora FCI/UNB, 2012.é