Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

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A Importância da Leitura no Processo de Ensino-Aprendizagem
YVANA CASSEMIRO BAUMGARTH, Marina Carvalho dos Santos

Última alteração: 2017-12-11

Resumo


O Núcleo Rondon-UESC promove ações de educação e cidadania em comunidades do interior baiano que circundam a Universidade ilheense. Durante a Operação Rio do Ouro, no município de Ibicuí, ofereceu-se no dia 06/09/17 ao público de professores, pais e alunos da Escola Municipal Ana Nery, situada no distrito de Água Doce, oficina sobre a Leitura. Objetivou-se destacar a importância da leitura para acessar conhecimentos acumulados pela humanidade ao longo da história, bem como sua função no processo de ensino-aprendizagem para desenvolver a capacidade de ler – quer seja livros, placas de trânsito, noticiários ou o mundo. Relatou-se ainda os benefícios da leitura para o autodesenvolvimento, não apenas no período escolar, mas continuamente, empoderando o indivíduo com valores e criticidade, permitindo que, com uma visão ampliada e cônscio de seu papel social, exerça sua cidadania e agregue valor à comunidade. Considerando-se que a comunicação de uma mensagem é um dos objetivos da leitura e que o público-alvo era heterogêneo, tanto por faixa etária quanto nível intelectual, propôs-se uma dinâmica com moradores de gêneros e idades distintas, para exemplificar um modelo de leitura inovador e prazeroso, fazendo uso da tecnologia de gravação de áudio. Pediu-se que três moradores relatassem, em separado, o que sabiam da história da comunidade. Logo após, todos os participantes da oficina ouviram atentamente os relatos e alguns discordaram das opiniões daqueles participantes. Como esperado, houve debate para tentar “encontrar” a verdadeira origem histórica local. Mediada a conversa, comprovou-se a importância das diversas “leituras de mundo sobre o mesmo mundo” para que ele se tornasse maior para todos. Daí surgiu a concordância dos munícipes em registrar as histórias contadas pelos moradores locais mais antigos, anexando fotos, notícias, gravações de áudio e vídeo, condensadas as informações a fim de produzirem um livro sobre a história do distrito de Água Doce para as gerações futuras. Os participantes da oficina foram colaborativos e receptivos às reflexões, fator preponderante para a adoção de novos hábitos e mudança de comportamentos. Atuar com o Projeto Rondon numa comunidade rural, de povo simples, foi uma experiência gratificante e memorável! Mais que incentivar à leitura, ouvimos e narramos histórias. Trocamos conhecimentos, experiências, olhares, abraços e sorrisos. Saímos todos transformados, enriquecidos social e culturalmente, com ganho de sabedoria e coragem para escrever novos capítulos no livro da vida.

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