Última alteração: 2017-09-27
Resumo
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) 1
Introdução
A prevenção às DST’s, HIV e Aids, é um tema de alta relevância no que se refere a saúde indígena.
Diversos documentos emitidos pelo Ministério da Saúde reiteram a necessidade de abordar tais assuntos em comunidades indígenas. Porém, a diferença étnico-cultural é um dos principais problemas na eficácia de intervenções e oficinas em aldeias.
Fazem-se relevantes então, maneiras diferenciadas de abordagem para o bom resultado da conscientização à saúde indígena.
Objetivos
Conscientizar jovens e adolescentes indígenas sobre a importância na prevenção às DST’s, e abordar questões de sexualidade através de uma linguagem casual visando quebra de paradigmas para maior fixação e debate do conteúdo.
Metodologia
Foram realizadas duas oficinas que abordaram os temas: “Prevenção de DST’s” e “Sexualidade” e atingiram 105 jovens e adolescentes indígenas, das aldeias “Laje Velho” e “Tanajura” no município de Guajará-Mirim (RO) através do Projeto Rondon – Operação Cinquentenário. As ações realizadas foram de metodologia ativa e teórico-prática.
De início distribuiu-se folhas para desenho e escrita das palavras mais usadas pelos jovens (tanto na língua portuguesa quanto na língua materna) quando se referiam ao “ato sexual”, “órgão genital masculino” e “órgão genital feminino”, com discussão casual dos nomes depois; Na sequencia foi apresentada uma palestra sobre Sexualidade e DST’s, com uma demonstração prática do uso do preservativo, através de borracha; A finalização da oficina foi feita com perguntas anônimas escritas em papel, que foram posteriormente respondidas pelos palestrantes.
Resultados e Conclusões
Com a realização dessa oficina, foi possível notar uma importância significativa de se conhecer a cultura à que se refere, e de aproximar (mesmo que de origens diferentes) a linguagem do palestrante a do ouvinte, para maior entendimento e aprendizagem de temas já fundamentados em antigos paradigmas.
Ficou evidente que a discussão casual torna o aprendizado dos jovens mais efetivo, participativo, e descontraído.