Portal de Conferências da UnB, III Congresso Nacional do Projeto Rondon

Tamanho da fonte: 
Estratégias de abordagem da temática ambiental na Operação Serra do Cachimbo - Terra Nova do Norte
Júlia Menin

Última alteração: 2017-09-13

Resumo


A atuação de estudantes universitários nas operações do Projeto Rondon é consoante com objetivos fundamentais da Educação Ambiental, como a garantia da democratização das informações ambientais, o estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País e o fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia. A Educação Ambiental é definida pela Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999 como uma ferramenta por meio da qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A Operação Serra do Cachimbo do Projeto Rondon ocorreu em municípios dos Estados do Mato Grosso e Pará, selecionados pelo Ministério da Defesa. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi selecionada para executar um Plano de Ações para o Conjunto B (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho) no município de Terra Nova do Norte, sendo complementado pela equipe da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP, responsável pelas ações do Conjunto A. Durante a Operação Serra do Cachimbo, a Equipe UFRGS executou ações de Educação Ambiental tanto no ensino formal como em ambiente não-formal, objetivando a disseminação de conhecimentos e tecnologias sustentáveis. A multidisciplinaridade da equipe permitiu uma abordagem abrangente, que resultou na elaboração de oito oficinas com temática ambiental: Agroecologia: queimadas e descarte de resíduos; Artesanato com material reciclável; Educação Ambiental para professores; Galpão de reciclagem; Jogo lúdico: reciclagem de resíduos; Saneamento e fossas sépticas; Técnicas de compostagem; Técnicas de tratamento de água. A ação no ensino formal foi voltada para profissionais da área da educação, potenciais multiplicadores do conhecimento adquirido. As demais ações foram voltadas para o público em geral, inclusive crianças, como multiplicadores em suas famílias.


Texto completo: PDF