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OPERAÇÃO RONDON: A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Isaias Maia Ramos, Silmara Solomon, Jonas Gabriel de Almeida

Última alteração: 2017-10-06

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo relatar experiências vivenciadas por futuros professores ao promoverem palestra sobre a Metodologia de Aprendizagem Ativa (MAA), para comunidade docente de escolas públicas do norte paranaense. Tal atividade se concretizou por ser componente de um conjunto de oficinas que visavam à capacitação humana e que foi oferecida pelo projeto de extensão universitária Operação Rondon Regional, ocorrido entre os meses de julho e agosto de 2017, sobre a coordenação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Paraná. O alcance do objetivo desta investigação foi mediante a utilização da metodologia pesquisa-ação (TRIPP, 2015), (THIOLLENT, 2011), onde os próprios sujeitos promoventes da pesquisa são envolvidos de forma direta em suas ações investigativas, gerando relatos que possam responder o questionamento propulsor deste escrito, que se deu em apresentar o que dizem os futuros professores após palestrarem em oficina de capacitação para professores em exercício da profissão? Este questionamento considera-se pertinente ao conduzir o licenciando ao espaço onde possivelmente exercerá sua profissão e a partir dele, ter o contato com professores que já estão em exercício do magistério. Os relatos demonstram que os futuros professores, ao aplicar a oficina, percebem-se como agentes diretamente ligados a cultura e ao contexto escolar, mesmo ainda não exercendo a profissão, isto porque, compactuam das mesmas percepções sobre as dificuldades de se tornar e/ou se manter professor(a) e também sobre os desafios de conduzir o estudantes na escola à aprendizagem significativa a partir da utilização da MAA. Segundo os discentes, a apresentação da MAA fortaleceu a cultura docente, promovendo momentos em que se compartilharam conceitos para utilização de recursos que visam à melhoria da prática docentes dos professores Consideramos, segundo os relatos, que ações de extensão universitária como as realizadas no projeto Operação Rondon Regional, estreitam os lações entre a Universidade e a Sociedade. E que mediante a isto, são fundamentais para consolidação de um processo formativo docente consciente da realidade atual da escola e da responsabilidade sociocultural que o futuro professor terá ao iniciar sua jornada profissional.

Palavras-chave


Formação Docente; Operação Rondon Regional; Universidade-Sociedade; Projeto de Extensão

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